NotíciasCidadeSalvador recebeu 2,6 milhões de turistas no primeiro trimestre de 2025

Salvador recebeu 2,6 milhões de turistas no primeiro trimestre de 2025

Número de visitantes é 7,5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado

| Autor: Redação / Varela Net
Turistas chegando ao porto de Salvador

Turistas chegando ao porto de Salvador |Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

A cidade de Salvador recebeu 2,6 milhões de turistas no primeiro trimestre de 2025. O número de visitantes é 7,5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) nesta quinta-feira (8), Dia Nacional do Turismo. A estimativa é de que a receita turística de 2024 tenha movimentado cerca de R$20 bilhões na capital, ou seja, 50% a mais do que no ano anterior.

O Relatório Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgou que, em 2023, o setor foi responsável por 75 mil empregos formais em Salvador. Nos últimos três anos, a taxa média de ocupação, fluxo turístico e receita turística tem registrado constantes crescimentos, com variações superiores a 5%.

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, falou sobre o destaque da cidade. “Salvador se tornou uma referência nacional quando o assunto é turismo. Se antes os visitantes chegavam à cidade apenas pelo sol e mar e no período do verão, hoje conseguimos manter o turismo aquecido durante todo o ano. A capital baiana se estruturou para receber visitantes, e esses feriados prolongados são oportunidades de ter a cidade aquecida, gerando emprego e renda para os nossos cidadãos”, disse ela.

No ano de 2024, a capital baiana recebeu 9,4 milhões de visitantes, cerca de 7% a mais do que no ano de 2023. Eventos como o Festival Virada Salvador e o Carnaval, folia que este ano reuniu na quarta-feira pré-carnavalesca até a terça-feira de Momo 1,2 milhão de turistas, são apontados como exemplos de eventos que fazem do verão de Salvador um dos mais concorridos do país.

Investimentos

Gegê Magalhães, diretor de Turismo de Salvador, citou a série de ações desenvolvidas pelo município, como a inauguração de equipamentos culturais, a Casa das Histórias de Salvador, a Galeria Mercado e a Cidade da Música da Bahia, entre outros.

O gestor também citou intervenções que estão em curso e que vão gerar novos atrativos, como a Nova Orla entre a Boca do Rio e Jaguaribe, ações para a Baía de Todos-os-Santos e a construção da Casa de Espetáculos e a Escola de Arte e Tecnologia Maestro Letieres Leite, no Comércio.

“Estamos presentes nas principais feiras nacionais e internacionais fazendo eventos com operadoras e com companhias aéreas nos maiores veículos de vendas de destinos turísticos. Internamente, a Prefeitura vem desenvolvendo o setor através de novos equipamentos e experiências turísticas para aumentar o fluxo e para que o visitante tenha uma permanência maior na cidade do Salvador”, afirmou.

Entre os brasileiros, os principais turistas são de São Paulo e Rio de Janeiro, seguidos por Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco. Já os estrangeiros que mais visitaram Salvador são da Argentina e Estados Unidos, depois aparecem os uruguaios, chilenos e franceses.

Tags

Notícias Relacionadas