NotíciasCidadeSalvador recebe 5ª edição da Bienal do Livro, maior festival literário do estado

Salvador recebe 5ª edição da Bienal do Livro, maior festival literário do estado

Evento é realizado no Centro de Convenções, no bairro da Boca do Rio, e vai até a próxima terça-feira (15)

| Autor: Millena Marques*

Foto: Domingos Júnior/Varela Net

Após nove anos, ela está de volta! A Bienal do Livro Bahia começou nesta quinta-feira (10), no Centro de Convenções, no bairro da Boca do Rio, em Salvador. Nomes como Babi Dewet, Raissa Xâvier e Gregório de Duvivier já passaram pelo palco da Arena Jovem, que ainda receberá a cantora Ivete Sangalo na abertura da programação. 

O maior festival literário do Nordeste retorna à capital baiana depois de ser cancelado em 2020, por causa da pandemia da Covid-19. A última edição do evento realizada em Salvador foi em 2013.

Neste ano, o evento contará com a apresentação de mais de 200 expositores, espaços de interação, atividades infantis e atrações musicais. A GL Events, mesmo grupo que realiza a Bienal Internacional do Livro Rio, é a organizadora do festival na Bahia.

O clima no primeiro dia de Bienal do Livro Bahia é mágico. Crianças, adolescentes e adultos transitam pelos diversos espaços oferecidos: Arena Jovem, Espaço Infantil, Café Literário, Museu Itinerante, entre outros. 

A estudante Maria Luiza Sá, de 18 anos, revelou como foi viver a experiência de participar do festival pela primeira vez. "Eu amo muito ler. A leitura mudou minha vida, tanto que os meus professores percebem isso. A maneira como eu falo mudou, como eu escrevo mudou, tudo isso graças aos livros", afirmou a jovem, que acredita fortemente no potencial de incentivo à leitura da Bienal. 


Maria Luiza Sá, 18 anos, estudante / Foto: Domingos Júnior/Varela Net

Para a professora de Artes Visuais Adenilse Romana, que também é artista plástica, o evento é muito especial, principalmente, quando traz iniciativas para os alunos da rede pública de ensino.

"Eu acho muito bacana a iniciativa da Bienal do Livro, principalmente a ideia de trazer a escola pública, neste primeiro dia, para os alunos conhecerem de perto as várias publicações, que, às vezes, é um universo distante das crianças das periferias", afirmou a educadora.

Esta quinta seria o dia de folga da professora, no entanto, ela se colocou à disposição da escola para proporcionar uma experiência diferente para as crianças. "Eu penso que o caminho para a educação é colocar a escola pública e as crianças da periferia que, de repente, ficam mais distante deste universo, para terem esse encontro com o livro", completou a profissional. 


Adenilse Romana, 53 anos, artista plástica e professora Foto: Domingos Júnior/Varela Net

A Bienal do Livro Bahia vai até a próxima terça-feira (15) e ainda receberá nomes como Gilberto Gil, Lázero Ramos, Daniela Arbex, Djamila Ribeiro, Paula Pimenta, Manoel Soares, Tainá Müller, Rafhael Montes e outras atrações. A programação está disponível no site e nas redes sociais do evento. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

 

 

*Sob a supervisão do jornalista Everton Santos

Tags

Notícias Relacionadas