NotíciasCidadeSalvador no Grau intervém em 30 localidades nas primeiras semanas do ano

Salvador no Grau intervém em 30 localidades nas primeiras semanas do ano

No início deste mês, foram instalados novos totens de comunicação visual em São Tomé de Paripe, Amaralina, Jardim de Alah, Piatã e Itapuã

| Autor: Redação

Foto: Otávio Santos/Secom

O Salvador no Grau, programa da Prefeitura de intervenções para a conservação e requalificação de espaços públicos, realizou ações em 30 localidades da capital baiana, neste mês. O programa, lançado em outubro de 2021, tem investimento previsto de R$43 milhões.

Em três meses, serviços de manutenção, recuperação e manutenção de escadarias, rampas, equipamentos de drenagem, calçamentos e espaços públicos foram realizados, pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), nos bairros da Ribeira, Boa Viagem, São Tomé de Paripe, São João do Cabrito e Itacaranha. As obras correspondem ao trecho 1 do mapa de intervenções do programa.

Na região da Barra, inserida no trecho 2, a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) recuperou a estrutura do banner do Forte de Santa Maria, cujo gramado passou por roçagem da Limpurb.

No mesmo trecho, a Seman fez a manutenção de balaustradas, peças de granito, piso intertravado, dispositivos de microdrenagem, piso tátil, mureta, nivelamento e substituição de pedras portuguesas. Além da Barra, as ações alcançaram os bairros do Rio Vermelho, Costa Azul, Pituaçu, Jaguaribe e Piatã. Também foi feita a limpeza de cinco abrigos de ônibus e pintura em outros quatro equipamentos do tipo.

Viadutos – Nos viadutos, 100% dos serviços do Salvador no Grau já foram executados na Rua dos Rodoviários (Cabula) e viadutos dos Rodoviários e da LIP (Pernambués), da ligação da BR-324 com a Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), da Avenida Luís Eduardo Magalhães e de Nazaré. Demais intervenções englobaram recuperação do gradil metálico no Viaduto dos Motoristas; limpeza de calhas no Viaduto das Pitangueiras; e recuperação do passeio nos viadutos Dona Canô e de Água de Meninos, dentre outras.

Orla – No início deste mês, foram instalados novos totens de comunicação visual em São Tomé de Paripe, Amaralina, Jardim de Alah, Piatã e Itapuã. Na última semana, foi iniciada a manutenção das pistas de cooper, do trecho da orla da Boca do Rio. Estão sendo realizados cortes do concreto, para que um novo seja colocado nos locais degradados.

Nascida e criada no bairro, a dona de casa Adriana Santos, de 40 anos, que realiza caminhada diária pela orla da Boca do Rio, ressaltou a importância da manutenção das vias para a população. “Eu acho positivo. Esse trecho é um lugar em que as pessoas costumam fazer suas caminhadas e é importante que esteja em boas condições de uso”, afirmou.

Quem passar pela praia de Patamares também encontrará obras de manutenção sendo realizadas, como o recapeamento da ciclovia e a reforma do calçadão. Moradora de São Cristóvão, a autônoma Daiana Maia, de 35 anos, contou que, durante quatro dias da semana, realiza atividades físicas pela orla da capital e diz que um calçadão conservado gera mais conforto, para a prática da atividade física.

"É importante pelo fato de prevenir acidentes. Além disso, deixa a orla da cidade muito mais bonita, atraindo mais visitantes e turistas”, disse.
 

Tags

Notícias Relacionadas