NotíciasCidadeSalvador entra oficialmente em estado de epidemia de dengue

Salvador entra oficialmente em estado de epidemia de dengue

Prefeitura anunciou intensificação do programa "Mobilização Salvador Contra a Dengue" para diminuição dos casos

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/istock

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) informou nesta terça-feira (19), que a capital baiana entrou oficialmente na lista de cidades da Bahia em estado de epidemia de dengue.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria, após registrar, por quatro semanas consecutivas, aumento de casos prováveis de dengue e atingir um coeficiente de 100 registros a cada 100 mil habitantes. O cenário foi concretizado na Semana Epidemiológica 10 (entre 03 e 09 de março). Porém, quando analisados apenas os casos confirmados, há uma diminuição de 20,5% em relação ao ano passado, quando foram registrados 843 casos de dengue. Este ano são 674 confirmações.

Em nota enviada ao Varelanet, a SMS informou a intensificação do programa "Mobilização Salvador Contra a Dengue", com mais de 1,3 mil agentes de endemias atuando nos 12 Distritos Sanitários da cidade. As atividades realizadas pelos agentes incluem a identificação, tratamento e/ou eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, além de campanhas de conscientização sobre a importância da participação ativa da população. No entanto, apesar dessa situação preocupante, houve uma diminuição de 20,5% nos casos confirmados em comparação ao ano anterior.

Em janeiro deste ano, o Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti (LIRAa) de Salvador, que serve como instrumento para nortear medidas de ações de controle, foi de 1,8 o que significa que foram encontradas larvas do mosquito em quase dois de cada 100 imóveis vistoriados pelas equipes de saúde do município. Este índice aponta um cenário de alerta, mas no comparativo com o mesmo período do ano passado houve uma melhora: em janeiro de 2023, a taxa do LIRAa era de 2,4.

Uma análse realizada pelo Distrito Sanitário, que o Subúrbio Ferroviário registrou um indice de infestação de 2,5, Cajazeiras com 1,3 e o Centro Histórico com 2,0. . A prefeitura continua realizando mutirões de limpeza para combater a proliferação do mosquito nessas áreas.
 

Tags

Notícias Relacionadas