NotíciasCidadeSalvador entra em alerta para presença de caravelas nas praias

Salvador entra em alerta para presença de caravelas nas praias

As caravelas possuem toxinas principalmente em seus tentáculos e podem causar queimaduras

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Uol

Segundo a coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Semop), é no período entre os meses de abril e junho que as correntes de ar provenientes do Sul são mais fortes, e com isso, o mar tende a ficar mais agitado, acarretando o aumento de incidentes nas praias de Salvador.

As praias com risco de ter a presença desses animais serão sinalizadas com bandeiras roxas. A sinalização segue o modelo nacional da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).   

 “Como as caravelas vivem afastadas da costa, nem sempre podemos observar. Mas quando ocorrem alterações na intensidade/direção dos ventos ou correntes marítimas, elas são trazidas para as praias. E é nesse momento que percebemos a presença, pois em contato com a nossa pele, liberam substâncias tóxicas e causam queimaduras”, explica o coordenador de Planejamento da Salvamar, Kailani Dantas.   

A Physalia physalis, nome científico da caravela, é uma colônia de vários organismos juntos que possuem diferentes funções. Se alojam e vivem entre o ar e o mar, porém, elas não possuem nadadeiras, apenas são arrastadas pelos ventos e correntes. Por isso, quando o mar está mais revolto e agitado, as caravelas tendem a se movimentar mais e se aproximar da costa. Se alimentam de pequenos peixes e são alimentos das tartarugas marinhas. 
 

Tags

Notícias Relacionadas