NotíciasCidadeRenda extra: doceiras usam e abusam da criatividade para vender ovos de Páscoa

Renda extra: doceiras usam e abusam da criatividade para vender ovos de Páscoa

Empreendedoras baianas do ramo da confeitaria contaram ao Varela Net o que têm feito para voltar a lucrar no período pós-pandemia e como estão as vendas para o feriado

| Autor: Leticia Cardoso*
Renda extra: doceiras usam e abusam da criatividade para vender ovos de Páscoa

Foto: Divulgação

A pandemia de Covid-19 se iniciou no primeiro semestre de 2020 e, de lá para cá, a realidade da população mudou em diversos aspectos, sendo um dos principais o financeiro. Com isso, empreendedores precisaram buscar novas maneiras de se adaptar a um mercado ainda mais fragilizado do que o normal. Para isso, eles vêm inovando nos produtos e fazendo praticamente um “malabarismo” com suas despesas, para que os produtos se mantivessem acessíveis e ao mesmo tempo o lucro do empreendimento fosse garantido.

O Varela Net entrevistou empreendedoras ligadas ao ramo da confeitaria, que vendem ovos de chocolate sazonalmente durante a Páscoa, a fim de entender como elas vêm se adaptando em meio a estas mudanças.

Lia, dona da loja Delícias da Lia - que também vende barras de chocolate, bolos e caixas de brigadeiro - contou que no feriado de 2022 percebeu uma queda na procura por ovos de Páscoa artesanais e um aumento significativo pela busca da versão industrializada do doce, que dependendo da qualidade e da marca, pode ser uma opção mais acessível. Apesar disso, seus ovos com recheios dos mais variados permaneceram sendo uma fonte de renda extra para a doceira.

- Ovo de Páscoa de colher com recheio de brigadeiro tradicional, Delícias da Lia (@dlcdalia).

Já Fernanda Luz, representante da doceria Gelatos Luce - que durante feriado de Páscoa acrescenta em seu cardápio os criativos ovos de chocolates recheados com sorvete, que é a especialidade da casa  - contou um pouco sobre o aumento de materiais necessários para a fabricação do produto: “O valor do material teve um aumento considerável! Não só o material, como a conta de energia, que teve um grande impacto para gente, já que usamos muito o freezer por trabalhar com sorvete”.

- Ovos de sorvete do Gelato Luce (@gelato.luce).

Outra confeiteira que relata situações muito parecidas é Lilia Pimentel, dona do Lilia Pimentel Sugar Decor, entretanto, em busca de inovar, seu produto pascoal mais famoso tem características muito peculiares - conhecido como “Abarovo”, consiste em um “ovo” de abará recheado de vatapá e com decorado com camarões secos - uma alternativa única e que com certeza chama atenção de qualquer soteropolitano.

- Ovo de Páscoa "Abarovo" de Lilia Pimentel Sugar Decor (@liliapimentelsugardeco).

*Sob do editador Rafael Tiago Nunes

Tags

Notícias Relacionadas