NotíciasCidadeRede municipal de urgência terá reforço com inauguração da "Upinha Barris"

Rede municipal de urgência terá reforço com inauguração da "Upinha Barris"

Serviço terá capacidade de realizar 150 atendimentos por dia em Salvador

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/ SMS - Salvador

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, irá reabrir a Upinha Barris nesta terça-feira (12). O objetivo da reabertura é a ampliação de atendimento aos casos suspeitos de arboviroses e síndromes respiratórias, além de garantir que população seja assistida de maneira efetiva e ágil. A unidade fica localizada ao lado da UPA Vale dos Barris funcionará 24h por dia, de domingo a domingo. A partir das 7:30h, a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, dará início a operacionalização.


Segundo informações divulgadas pela prefeitura, a Upinha é uma unidade modular e possuí três consultórios, 13 leitos de observação, sendo um leito de estabilização, sala de medicação, sala de coleta de exames laboratoriais e áreas de apoio administrativo. A capacidade de atendimento da unidade é de 150 por dia, ou seja, 4.500 pacientes deverão ser acolhidos em um mês.

Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária de Saúde, destacou a importância da reabertura da unidade devido ao aumento de casos graves identificados. “Estamos acompanhando de perto todo cenário epidemiológico de Salvador e nos antecipando para que não tenhamos uma sobrecarga na nossa rede, em específico na Urgência e Emergência. Reativamos a Upinha, desta vez atendendo também casos suspeitos de arboviroses e vamos ampliar nossa força com a abertura de uma outra unidade modular em Itapuã ainda em março.”

O serviço contará com 18 profissionais, sendo três médicos plantonistas durante o dia e dois médicos à noite, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem, dois técnicos de laboratório, um bioquímico, 02 ASG, dois administrativos e um apoio operacional.

Tags

Notícias Relacionadas