Proposta de vereadora de Salvador quer renomear avenida para homenagear Preta Gil
A cantora faleceu no último domingo (20) após complicações em seu câncer no intestino

Vereadora Aladilce Souza (PCdoB) |Foto: Divulgação/PCdoB
Nesta segunda-feira (21), um projeto que pretende renomear uma avenida de Salvador em homenagem à cantora Preta Gil, que faleceu no último domingo (20), aos 50 anos, por complicações de um câncer no intestino, foi protocolado na Câmara Municipal de Salvador. A autora é a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) e, segundo a própria, a proposta busca reconhecer a trajetória, a luta e o legado deixado pela artista.
"Mulher preta, artista, símbolo de luta contra preconceitos (racismo, gordofobia e homofobia), defensora dos direitos LGBTQ+, e ativista que deixou marca indelével na cultura e no coração de nosso povo", defendeu a vereadora. A cantora tinha uma forte ligação com Salvador, onde frequentava lugares como a Gamboa e celebrava o Carnaval com a família, inclusive durante o tratamento contra o câncer.
O projeto de lei só começará a tramitar após o fim do recesso parlamentar da Câmara, no dia 4 de agosto. Depois, será analisado por comissões temáticas e pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), etapa necessária antes de ser votado em plenário.
Se aprovado pela maioria dos vereadores, o texto segue para a Prefeitura de Salvador, onde poderá ser sancionado ou vetado pelo prefeito.