NotíciasCidadePrefeitura inaugura primeiro hospital público veterinário da Bahia em Canabrava

Prefeitura inaugura primeiro hospital público veterinário da Bahia em Canabrava

O hospital já vai iniciar suas operações na terça-feira (26)

| Autor: Redação

Foto: Valter Pontes/Secom PMS

Salvador agora dispõe de uma ampla e moderna estrutura de saúde dedicada ao cuidado de cães e gatos domésticos em serviços de média e alta complexidade. Nesta segunda-feira (25), a Prefeitura inaugurou o Hospital Municipal Veterinário (HPVet), localizado na Rua Artêmio Castro Valente, em Canabrava, próximo ao Estádio Manoel Barradas (Barradão). A cerimônia de entrega foi conduzida pelo prefeito Bruno Reis como parte das comemorações dos 475 anos da cidade.

O hospital iniciará suas operações nesta terça-feira (26) e estará disponível 24 horas por dia para o internamento de animais, enquanto o atendimento eletivo será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados, serão oferecidas consultas de retorno das 8h às 12h. Serão disponibilizadas 40 fichas diariamente, por ordem de chegada. Animais em situação de emergência serão atendidos imediatamente.

Durante seu discurso, o prefeito Bruno Reis destacou que este é o primeiro hospital público veterinário da Bahia. “É com muita emoção que estamos aqui para realizar esta entrega histórica para Salvador. Este hospital vai ajudar a tirar a dor de milhares de famílias da nossa cidade que às vezes não têm dinheiro para garantir nem o seu próprio atendimento médico, quem dirá para os seus animais de estimação. Pessoas que estão em casa sofrendo, vendo o seu animal tão amado agonizando. Agora, essas pessoas terão uma unidade pública, que vai atender gratuitamente todos os dias”, disse.

“Todo animal que for trazido para cá pelo seu tutor será atendido. Será acolhido com todo carinho, com todo amor. Quem tem um animal de estimação sabe a importância dele para a casa. Sabe o quanto os animais têm a capacidade de ser uma companhia, ser o equilíbrio da família, ser a alegria para os filhos. O animal consegue trazer no seu coração um amor próprio, um amor que não se combina. Com essa visão, é que a gente vem priorizando o cuidado com os animais de Salvador”, completou Bruno Reis.

O HPVet será gerenciado pela Diretoria de Proteção Animal de Salvador, integrante da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis). O edifício é composto por dois andares e abrange uma área de 1,4 mil metros quadrados. Para a construção dessa instalação, foram aplicados recursos da ordem de R$14 milhões. Contudo, para manter o hospital em operação, a Prefeitura irá destinar quase R$1 milhão mensalmente.

Estrutura do Hospital

A unidade conta com mais de 70 leitos para acolher pets de tutores independentes ou de ONGs. O hospital conta com atendimento de médico veterinário clínico e serviço de hospital dia, o que vai permitir, por exemplo, internamentos para tratar casos graves, inclusive com ala de isolamento para infecciosos. A emergência funcionará de forma ininterrupta com equipes de saúde e cirurgião de prontidão.

Além da clínica médica, o HPVet disponibilizará acesso gratuito a uma gama de especialistas em áreas como ortopedia, oftalmologia e trato reprodutivo dos bichos; bem como exames de média e alta complexidade, a exemplo de Raio X, exames de imagem, ultrassom, hemograma, entre outros.  O local também terá posto de vacina antirrábica e disponibilizará teleconsulta entre um médico veterinário e o tutor.

Tags

Notícias Relacionadas