NotíciasCidadePrazo para retirada de material apreendido no Carnaval termina em 19 de abril

Prazo para retirada de material apreendido no Carnaval termina em 19 de abril

Material deve ser retirado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin

| Autor: Redação

Foto: Lucas Moura / Secom PMS

Será encerrado no dia 19 de abril o prazo para que ambulantes que tiveram suas mercadorias apreendidas por irregularidades durante o Carnaval possam retirar o material na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin. A retirada dos materiais deve ser realizada entre segunda e sexta-feira, das 8h às 16h, no Setor de Guarda de Bens (Segub), vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

O diretor-geral de Serviços Públicos da Semop, Alysson Carvalho, afirmou que os materiais se encontram na sede para a retirada dos proprietários. “Recolhemos, higienizamos e guardamos tudo o que retiramos dos circuitos da festa. Todo material está na sede, pronto para ser devolvido. É importante que os ambulantes respeitem o período para devolução”, disse.

Após o prazo, alguns produtos, conforme explicou o diretor.

“Tudo que recolhemos estava em desacordo com a legislação ou até mesmo trazia riscos à saúde ou integridade física dos foliões”, explica Alysson. Entre os itens apreendidos, estão botijões de gás, carros, pranchas, bebidas de marcas não autorizadas e vasilhames de vidro. “Nada disso é permitido em nenhuma festa popular”, reforça o diretor.

Além de objetos perfurocortantes, também foram recolhidos materiais que não condizem com as marcas patrocinadoras do Carnaval 2024. Para ter o material de volta, é necessário o pagamento da multa emitida durante o ato de infração, em valor compatível com a gravidade da irregularidade.

Itens apreendidos 

Durante o Carnaval, foram registradas 9.672 apreensões, com destaque para 10 kg de carne apreendidos em um sanitário químico localizado no Circuito Dodô (Barra-Ondina), além de 2.240 itens considerados perigosos, a exemplo de objetos perfurocortantes como espetinhos de churrasco, garrafas e objetos de vidro, facas e facões.

As equipes da Semop realizaram o trabalho educativo com 4.152 abordagens e orientações aos ambulantes. As ações não se limitam ao Carnaval e são realizadas ao longo de todo o ano.

Tags

Notícias Relacionadas