NotíciasCidadeBrasil pode ficar sem diesel em junho, revelam representantes do setor

Brasil pode ficar sem diesel em junho, revelam representantes do setor

O diesel atingiu o maior valor da série histórica iniciada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2004

| Autor: Redação

Foto: Reprodução

De acordo com representantes do setor de combustíveis, existe risco de escassez de diesel entre junho e julho. Inclusive, a crise aconteceria durante o momento de maior exportação de grãos, o que poderia agravar a dimensão dos problemas que se aproximam.

O diesel chegou em seu valor mais elevado da série histórica iniciada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2004. Na segunda-feira (23), o governo anunciou nova troca na presidência da Petrobras, 38 dias depois da última.

Um das razões para a troca na direção da estatal é a recusa de segurar o preço do combustível, que chegou a R$ 6,943 entre 15 e 21 de maio. No último dia 10, o óleo diesel teve aumento de 8,87%. Mesmo assim, ainda há reajustes represados, com o valor do produto distante do registrado no mercado externo. Está previsto que haverá desabastecimento caso não haja sinais de que o preço de mercado seja mantido.

César Bergo, coordenador da Pós-Graduação em Mercado Financeiro e Capitais da Faculdade Mackenzie Brasília (FPMB) e presidente do Conselho Regional de Economia da 11ª Região, diz que há dois fatos que explicam a possibilidade de escassez. O primeiro é a alta no consumo pós-pandemia, que resultou na maior demanda pelo combustível.

Entretanto, houve alta significativa no preço de combustíveis em escala internacional em função da Guerra na Ucrânia. No Brasil, esse valor impacta, já que 30% do diesel é importado.

“A questão da Petrobras atuar na extração, no refino e na distribuição de combustível no país faz com que ela adote uma política de paridade de preços. Então, o preço internacional sobe e esse preço vai para o mercado interno. A Petrobras está sofrendo uma pressão muito grande para não fazer esses reajustes. Mas, não fazendo, ela não vai conseguir pagar aos importadores o preço exato ou o preço justo do combustível importado”.

Tags

Notícias Relacionadas