NotíciasCidadePF realiza operação para investigar compra de respiradores do Consórcio Nordeste

PF realiza operação para investigar compra de respiradores do Consórcio Nordeste

Polícia Federal apura possíveis desvios de dinheiro pública na transação malsucedida. Operação acontece na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal

| Autor: Redação

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (26), uma operação que investiga supostos desvios de recursos públicos na compra de aparelhos respiradores pelo Consórcio Nordeste, bloco formado pelos estados da região, durante a pandemia da Covid-19. 

A operação acontece nos estados da Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal, contando ainda com o apoio da Controladora-Geral da União (CGU). Ao todo, são 14 mandados de busca e apreensão à empresários, laranjas e lobistas com possível envolvimento no esquema. A investigação tem como alvo o contrato de R$ 45 milhões para a compra de 300 aparelhos respiradores, que deveriam ser usados no tratamento dos pacientes internados com Covid-19, mas não foram entregues, mesmo com o pagamento feito. 

Em 2020, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) chegou a iniciar uma operação para investigar as compras, autorizadas pelo governador Rui Costa (PT), presidente do Consórcio Nordeste na época. Entretanto, o caso foi repassado para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Tags

Notícias Relacionadas