NotíciasCidadeParte da ponte de São Tomé de Paripe desaba

Parte da ponte de São Tomé de Paripe desaba

Ao menos uma pessoa ficou ferida

| Autor: Redação

Foto: Reprodução

Parte da ponte de São Tomé de Paripe, no subúrbio de Salvador, sofreu um desabamento na manhã deste sábado (4), reflexo de anos sem manutenção. Ao menos uma pessoa ficou ferida.

Por causa do rompimento da ponte, as testemunhas contam que ao menos duas pessoas caíram na água.

Apesar de o terminal estar desativado, seguia sendo utilizado por ser o único local de acesso de embarcações que fazem a travessia entre São Tomé de Paripe para a Ilha da Maré

Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram a situação da ponte. Em um deles, um homem precisa segurar uma bóia para acessar o Terminal Marítimo. 

Em outra filmagem, é possível ver que vários objetos caíram no mar, sendo, possivelmente, o pertence das pessoas que estavam no local. 

Desde 2016 a ponte está desativada e apresenta problemas de infraestrutura.

A Prefeitura de Salvador se pronunciou sobre o caso e afirmou acompanhar de perto a situação, mesmo não sendo responsabilidade da gestão municipal.

Confira a nota na íntegra: 

"A Prefeitura de Salvador lamenta o ocorrido e esclarece que, mesmo não sendo a responsável pela administração do atracadouro de São Tomé de Paripe, tem acompanhado a situação do equipamento, estando sempre à disposição para auxiliar, dentro da competência municipal, para a resolução do problema.

A Tecnocret Engenharia Ltda, responsável pela obra de recuperação do atracadouro, deu entrada no processo para a execução das intervenções, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), no dia 23/07/2021. Quatro dias depois (27/07/2021), após análise realizada pelos técnicos do órgão, a secretaria solicitou alguns documentos que, até o momento, não foram apresentados pela empresa. A Sedur ressalta que o processo foi analisado com celeridade e aguarda apenas que as pendências sejam sanadas, por parte da empresa/governo estadual, para que haja o prosseguimento do processo.

Mais recentemente, no dia 11 de novembro passado, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) fez uma vistoria no local e, através da avaliação técnica que constatou os sérios riscos causados pela falta de manutenção, foi informada a situação à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e à Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado da Bahia (Seinfra), para a tomada das providências necessárias acerca dos riscos encontrados, com o objetivo principal de garantir a segurança civil e preservação da vida dos cidadãos."

Tags

Notícias Relacionadas