NotíciasCidadeDia Nacional dos Animais é comemorado com ações de proteção aos pets em Salvador

Dia Nacional dos Animais é comemorado com ações de proteção aos pets em Salvador

Pasta de Sustentabilidade e Resiliência promove, ao longo da semana, ações voltadas à proteção dos pets

| Autor: Paola Pedro

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Quem nunca presenciou uma criança pedindo aos pais para criar um pet ou até mesmo teve o sonho de ser dono de um cachorro ou gato? Apesar do prazer em domesticar animais, a prática requer muita responsabilidade e cuidado dos tutores e vizinhos e a conscientização para a cautela com os bichos é o principal recado de Marcelle Moraes, secretária municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), neste Dia Nacional dos Animais. 

Em entrevista exclusiva ao VarelaNet, a titular da pasta destacou que a data, celebrada nesta terça-feira (14), é um momento importante para a população entender seu papel na causa. "O Dia Nacional dos Animais é uma data comemorativa, mas sobretudo de conscientização. A gente tenta implementar nas pessoas essa 'sementinha' da proteção, do não abandono, que maus tratos é crime... Então, preparamos uma semana recheada de ações voltadas à proteção animal", disse a secretária.

Marcelle aproveitou para ressaltar as iniciativas organizadas pela Secis, que iniciaram nesta terça (14), em Salvador, e seguem em lançamento até o próximo sábado (18). Dentre as ações divulgadas pela pasta estão: castramóvel, monitoramento de abandono de animais, mutirão de limpeza e resgate de bichos em situação de risco.

Sobre o último tópico, a secretária esclareceu ao VarelaNet que a "Causa Animal" será lançada no próximo dia 18 e tem como objetivo o acolhimento, abrigo e cuidados com a saúde dos bichos atingidos com alguma intercorrência causa pelas tempestades. "Vamos, durante a Operação Chuva, da Defesa Civil, dar apoio logístico também para os animais que estão em situações de risco em áreas de deslizamento, desabamento e desmoronamento. Estaremos junto com uma equipe de médicos veterinários, socorristas, brigadistas - qua já fazem esse trabalho junto a Codesal -, justamente para orientar os tutores", detalhou.

Engajada na causa de proteção animal há anos, a Marcelee também falou que sua afinidade com os bichos "é inerente". "Eu sempre gostei de bicho e essa questão da proteção animal surgiu por necessidade, quando eu via um animal atropelado ou que precisva de ajuda. Fui cada vez mais me engajando e entendendo a causa, me aproximei de ONGs, entrei de fato em algumas, no movimento da proteção [ao animal] e então surgiu a oportunidade de ser a representanto dos animais na Câmara Municipal de Salvador", contou ao VarelaNet. "Existiu de fato o sentimento de mudança e de ajudar os animais, que também são seres vivos e precisam desse olhar mais atencioso, até porque estamos falando de sáude pública", continuou.

Ainda citando os serviços oferecidos à população e direcionados aos animais, a titular da Secis destacou os resultados do castramóvel, programa de castração de cães e gatos, que visa prolongar a vida do animal e fazer o controle populacional. "O castramóvel retorna com 100% dos serviços a partir de amanhã [quarta, 15], no Subúrbio Ferroviário, na região de Muribeca. É uma localidade carente, onde as pessoas precisam muito desses atendimentos", explicou, citando a breve suspensão do serviço itinerante na capital baiana.

"Serão 30 castrações por dia, tanto por ordem de chegada, através da guia solicitada nos postos de saúde ou por email", completou. O agendamento citado pela secretária deve ser feito atravás do endereço eletrônico [email protected].

À reportagem, a secretária também aproveitou para enfatizar que a pauta de proteção animal deve ser tratada com dedicação e relembrou que "a gente vive em um único ecossistema e essa problemática de abandono e de animais doentes é por conta da ação do homem. É uma responsabilidade nossa".

Tags

Notícias Relacionadas