NotíciasCidade"Não temos condições", diz arcebispo de Salvador sobre procissão do Bonfim

"Não temos condições", diz arcebispo de Salvador sobre procissão do Bonfim

Realização da lavagem ainda segue sem uma definição

| Autor: Redação

Foto: Bruno Concha/Secom e Igor Santos/Secom

O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, afirmou nesta quinta-feira (23) que a procissão em homenagem ao Senhor do Bonfim, em janeiro de 2022, não será realizada devido a pandemia. Esse será o segundo ano seguido sem festejo. 

"Em relação ao Senhor do Bonfim, nós, enquanto Igreja Católica, já assumimos com as autoridades a iniciativa de não fazer a festa da maneira tradicional. Não temos condições, não é possível. Vamos fazer a novena dentro da igreja e, no domingo, dia propriamente dito, vamos fazer um número maior de missas para evitar aglomeração", explicou ao Correio, Dom Sergio.

Por outro lado, ainda não há uma definição sobre a realziaçã da Lavagem do Bonfim, que acontece na quinta-feira anterior a festa, em um momento em que as pessoas sobem a Colina Sagrada, em Salvador, com aglomerações e bebidas. Ao Jornal Correio, o arcebispo pontuou que a decisão de permitir a lavagem deve ser tomada pelo poder público. 

"Mas está sendo decidido, em diálogo com as autoridades, o que é possível fazer. Claro que a missa dentro da igreja haverá, seja a do dia 31, na Boa Viagem, ou a do dia 1º, na Conceição da Praia. Agora, além disso, é preciso ver se é possível algum outro sinal ou manifestação pública. Mas não é fácil", acescentou. 

Tags

Notícias Relacionadas