NotíciasCidadeJovem de 16 anos tem parto surpresa e mobiliza equipe médica da UPA de Brotas

Jovem de 16 anos tem parto surpresa e mobiliza equipe médica da UPA de Brotas

A paciente não sabia que estava grávida

| Autor: Redação

Foto: Divulgação

Após dar entrada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Brotas, em Salvador, nesta segunda-feira (11), uma jovem de 16 anos deu à luz. Porém, o parto foi surpresa, já que ela não sabia da gestação. 

A princípio, a adolescente chegou na unidade, na sexta-feira (9), se queixando de dores na região abdominal. A enfermeira Luciene Passos, que ajudou no atendimento da paciente, contou que ela negou uma possível gravidez quando a médica questionou. "Ela relatou dor abdominal intensa, do lado esquerdo, e constipação, sendo avaliada pela médica clínica. Foi solicitado de prontidão raio-x, exames laboratoriais e indicado uso de analgesia", explicou. 

Após negar a gestação, a jovem foi levada para a sala de medicação, e lá o quadro de dores teve evolução notada. Pouco tempo depois, a bolsa amniótica rompeu, e prontamente a equipe médica se mobilizou para a atividade de parto.

Luciene contou toda a emoção de viver esse momento especial. 

"O parto foi realizado na sala de medicação, sem intercorrências. Para mim foi muito gratificante, foi uma emoção muito grande estar com toda a equipe da UPA de Brotas. Fiquei muito emocionada hoje", relatou a enfermeira. 

O bebê é um menino, e nasceu com 3,175 kg e 51 centímetros. Feitos os cuidados para a criança e a mãe, uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi chamada; havendo também a regulação da paciente para o Instituto de Perinatologia da Bahia (IPERBA).

Confira a equipe médica presente no parto da jovem. 

Médicos: Roberta Veiga, Juliana Andrade e Gabriel Costa;

Enfermeira: Luciene Passos;

Técnicas de enfermagem: Damiana Pinto, Ivana Batista, Judice Vale e Ivany Borges;

Pediatras: Caroline Schons, Fernanda Ataíde e Luana Couto.

Tags

Notícias Relacionadas