NotíciasCidadeIBGE: Salvador é capital com menos homossexuais ou bissexuais assumidos

IBGE: Salvador é capital com menos homossexuais ou bissexuais assumidos

Levantamento foi divulgado na última quarta-feira (25)

| Autor: Redação

Foto: Reprodução / Imagem ilustrativa

A Bahia tem 204 mil pessoas que se declaram homossexuais ou bissexuais. É o que aponta o levantamento inédito feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado na última quarta-feira (25). Das capitais nordestinas, Salvador também registra 1,5% da população adulta declarada como homo ou bissexual. Em seguida está São Luís (1,8%). Maceió, Recife, Teresina e João Pessoa marcam entre 2% e 3%. Já em Aracaju, são 3,5% da população. A cidade com maior porcentagem de pessoas não heterossexuais é Natal, onde 4% responderam ter orientação sexual diferente do interesse exclusivo pelo sexo oposto.

O número corresponde a 1,8% da população baiana com 18 anos ou mais. Ainda de acordo com o levantamento do IBGE, 3,8% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder ao questionamento. O estudo também aponta que 94,4% dos baianos se declaram heterossexuais. "O fato de uma pessoa se autoidentificar como heterossexual não impede que ela tenha atração por ou relação sexual com alguém do mesmo sexo", ressalta o IBGE.

No recorte estadual, em dez das 27 unidades da federação a proporção de pessoas autodeclaradas homossexuais ou bissexuais foi maior que a média nacional. O menor percentual de pessoas que declararam estas orientações sexuais foi observado no Tocantins, enquanto o maior, no Distrito Federal.

É a primeira vez que o IBGE, que aplicou o questionário em cerca de 108 mil domicílios brasileiros, divulga dados sobre a orientação sexual. A mudança de posição aconteceu após o instituto ser acionado judicialmente pelo Ministério Público Federal (MPF), que questionou o Censo Demográfico de 2022, por não ter incluído perguntas sobre a parcelar LGBTQIA+ da população. 

Tags

Notícias Relacionadas