Guarda Civil realiza ação de identificação de crianças no Carnaval de Salvador
Medida busca garantir a segurança das crianças durante a folia, prevenindo casos de desaparecimento

Foto: Bruno Concha/ Secom PMS
Com o objetivo de proteger crianças desacompanhadas ou perdidas durante o Carnaval de Salvador, a Prefeitura, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou neste sábado (1º) mais uma ação de identificação do público infantil. A iniciativa tem sido essencial, principalmente no Circuito Osmar (Campo Grande), onde a presença de crianças aumentou devido a blocos infantis como a Pipoca Doce, de Carla Pérez, e o tradicional Bloco Happy, que animou a avenida com os sucessos da banda Filhos de Jorge.
O coordenador de ações de prevenção à violência da GCM, James Azevedo, explicou que a identificação é feita por meio da distribuição de pulseiras com informações como o nome da criança, o nome do responsável e dois contatos telefônicos.
"Essa identificação é muito importante, pois há situações em que os responsáveis podem passar mal ou se distrair, e a criança acaba ficando sozinha. Com a pulseira, conseguimos localizar os responsáveis de maneira mais rápida", destacou Azevedo.
Além da entrega das pulseiras, a Guarda Civil também orienta pais e crianças sobre a importância de procurar um agente de segurança caso se percam. Caso os responsáveis não apareçam rapidamente, a criança é encaminhada ao posto do Conselho Tutelar mais próximo.
Medida traz mais segurança para pais e responsáveis
A ação tem sido elogiada pelos foliões. Aleandra Anunciação Araújo, moradora de Brotas, afirmou que a pulseira traz mais tranquilidade para aproveitar a festa com sua filha, Nicole, de 10 anos.
"É uma medida essencial para nós, pais. Se a criança se perder, já tem a identificação. Isso traz mais segurança para todos", declarou Aleandra.
Já Luciene dos Santos, de Nova Brasília, contou que sempre passa pelos postos da GCM para inserir a pulseira no filho Enzo Gabriel, garantindo maior proteção durante a festa.
"Com tanta gente na rua, turistas e desconhecidos, é uma forma de nos sentirmos mais seguros. Se acontecer algum imprevisto, a pulseira facilita reencontrá-los", afirmou.
Grande efetivo para garantir a segurança dos foliões
A Guarda Civil Municipal está atuando com um efetivo de cerca de 1 mil agentes, 75 veículos, 37 postos patrimoniais e 10 bases operacionais. Além da identificação infantil, a corporação também realiza patrulhamento preventivo, controle de trânsito, segurança de autoridades, devolução de equipamentos e monitoramento das 100 câmeras de segurança instaladas nos circuitos.
A ação de identificação de crianças acontece desde 2017 e, nesta edição, também contempla pessoas com deficiência, reforçando o compromisso da Prefeitura em garantir um Carnaval seguro para todos.