NotíciasCidadeGreve dos professores da rede municipal de Salvador será encerrada após mais de 70 dias

Greve dos professores da rede municipal de Salvador será encerrada após mais de 70 dias

Assinatura do acordo com a prefeitura deve acontecer ainda nesta sexta-feira (18)

| Autor: Redação - Varela Net
Escola Municipal Anita Barbuda, localizada no Nordeste de Amaralina

Escola Municipal Anita Barbuda, localizada no Nordeste de Amaralina |Foto: Reprodução/Redes sociais

A greve dos professores da rede municipal de Salvador está próxima de ser encerrada após 74 dias. A votação para decidir o fim da paralisação foi realizada nesta sexta-feira (18), no Ginásio de Esportes dos Bancários, no Centro da capital baiana. 

Na quinta-feira (17), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) deu prazo de 24 horas para que os gestores das 35 escolas municipais de Salvador que seguem fechadas por conta da greve adotassem providências para garantir a retomada das aulas.

No mesmo dia, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decretou uma multa no valor de R$ 30 mil por dia para Rui Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), além do bloqueio de bens, por cumprimento de decisões judiciais que determinaram a suspensão da greve. 

Diante da decisão judicial, o representante da categoria informou que o acordo com a Prefeitura será assinado ainda hoje. Apesar disso, Rui Oliveira declarou que os professores vão continuar reivindicando melhorias para a categoria, mesmo com o fim da greve. 

O secretário de Educação de Salvador, Thiago Dantas, afirmou ontem que o pagamento do piso nacional para a categoria foi estabelecido em R$ 4.867,77.

Com o fim da greve, a expectativa é que todas as unidades de ensino retomem seu funcionamento a partir da próxima semana. Rui Oliveira confirmou que o calendário dos estudantes deverá ser modificado.

A previsão é que o ano letivo dos 131 mil estudantes da rede municipal seja estendido até janeiro de 2026.

Tags

Notícias Relacionadas