NotíciasCidadeFuncionária acusa ex-vice da Caixa de acobertar acusações de assédio

Funcionária acusa ex-vice da Caixa de acobertar acusações de assédio

Pedro Guimarães, presidente da instituição, foi acusado por servidoras de abuso sexual

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Youtube

Uma funcionária acusou o ex-vice-presidente de Negócios de Atacado da Caixa, Celso Leonardo Barbosa, de ter acobertado abusos sexuais cometidos por Pedro Guimarães no banco. Em entrevista ao programa 'Fantástico', da Rede Globo, neste domingo (3), a servidora alegou que Barbosa vigiava as mulheres que não cediam aos assédios do ex-presidente da instituição.

Segundo a funcionária, que preferiu não se identificar, as mulheres selecionadas por Guimarães eram subordinadas a Barbosa, que tentava esconder os casos. Ela diz que o executivo fingia acolher as mulheres que resistiam aos assédios do então presidente para analisar se existia risco de alguma profissional da empresa denunciá-lo.

Através de nota, a defesa do ex-vice-presidente afirma que o executivo pediu desligamento do banco mesmo não havendo "absolutamente nada em seu desfavor" e avalia que a decisão foi necessária "para que não se questione a imparcialidade das acusações".

Barbosa era apontado como o o substituto frequente de Guimarães no comando da instituição, além de ser um aliado próximo dele. O executivo deixou o cargo na sexta-feira (1), após as suspeitas de que ele poderia estar escondendo os crimes que ocorriam no banco.

Os relatos das vítimas e de outros funcionários indicam que os episódios eram conhecidos por parte da diretoria e dos vice-presidentes. Após a indicação de possível envolvimento de outros integrantes da cúpula da instituição, o conselho de administração do banco decidiu contratar uma auditoria externa para apurar as acusações.

Barbosa entrou na Caixa em janeiro de 2019 como assessor estratégico da presidência do banco e chegou ao cargo de vice-presidente em março de 2020.

A atual presidente da Caixa, Daniella Marques, deseja criar um comitê de crise para investigar os episódios narrados pelas vítimas e identificar outros possíveis envolvidos.

As acusações de assédio sexual contra Pedro Guimarães foram reveladas na terça-feira (28) pelo portal Metrópoles, que relatou também a existência de uma investigação no Ministério Público Federal.

As mulheres narraram episódios como toques íntimos sem consentimento, convites incompatíveis com o ambiente profissional e outras condutas inapropriadas. À Folha, uma funcionária relatou ter sido puxada pelo pescoço e ter ficado em choque após o episódio.

José Luis Oliveira Lima, advogado de Guimarães, negou todas as acusações também ao programa 'Fantástico'.

A Caixa informou na semana passada que uma investigação interna sobre assédio foi instaurada em maio e está em andamento, mas corre em sigilo, na corregedoria da instituição.

Tags

Notícias Relacionadas