NotíciasCidade'Fuga do buraco' do inferno: família que vive em casa com cratera é realocada

'Fuga do buraco' do inferno: família que vive em casa com cratera é realocada

Temperatura registrada no buraco já chegou a 75ºC

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/TV Subaé

A família que vive em uma casa onde se formou um buraco que armazena água fervente, no município de Feira de Santana, será realocada. Segundo a prefeitura da cidade, a decisão é tomada após relatório técnico, mas, apesar da gravidade, não há risco de explosão na residência.

Localizado no bairro Queimadinha, o imóvel tem uma cratera aberta no hall de entrada onde a temperatura já chegou a 75ºC.

O secretário de Meio Ambiente de Feira de Santana (Semam), Antônio Carlos Coelho, recomendou que os moradores do local saiam de lá pois ainda não se sabe quais gases e processos orgânicos estariam ocorrendo no subsolo da casa.

A família será realocada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso). Coelho explicou que o órgão vai entrar em contato com uma empresa especializada para monitorar o problema e tomar conhecimento da extensão.

"Esse serviço deverá ser prestado em caráter emergencial por dispensa de licitação", informou.

Hilda Talma, professora doutora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que também analisou o fenômeno, reiterou que o problema é pontual e requer a instalação de piezômetros [equipamento que mede a carga de pressão] para diagnosticar e medir se existem gases sendo emitidos que causam explosões e riscos à saúde, como CO2, Óxido Carbônico, NOx, SOx e metano.

"Descartamos a possibilidade de explosão na superfície porque o teor de metano quantificado não causa risco. Mas, o gás formado na parte subterrânea é que nos causa maior preocupação. Teremos que quantificar esses gases que podem ser tóxicos também".

Também participaram representantes da Defesa Civil e da Procuradoria Geral do Município (PGM).

Tags

Notícias Relacionadas