Fortes chuvas provocam alagamentos e transtornos em cidades do interior da Bahia
Municípios como Feira de Santana, Santo Amaro da Purificação e Vitória da Conquista foram muitos atingidos por temporais

Foto: Reprodução/TV Subaé
A frente fria proveniente do sudeste que atinge vários municípios da Bahia causa forte chuva em Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, na manhã desta quarta-feira (20). O temporal deixou ruas alagadas no centro da cidade e em vários bairros. Situação semelhante aconteceu em Santo Amaro, na região do recôncavo.
Em Feira, o acesso ao campus da Universidade Federal do Recôcavo da Bahia (UFRB), no bairro Sim, ficou praticamente interditado por conta do alagamento, impactando no acesso de estudantes e funcionários.
Na mesma via, também funciona uma escola estadual. Duas alunas precisaram passar pelo meio da água para comparecer às aulas. As jovens alegaram que os problemas são recorrentes em dias chuvosos. “É sempre assim! Estamos caminhando como podemos para passarmos sem nos molharmos tanto, mas está difícil”, disse uma delas.
Conforme a Defesa Civil da cidade, alguns pontos de inundação foram identificados depois do temporal que caiu entre a noite de terça-feira (19) e a madrugada desta quarta, entretanto, não foram fornecidos números, nem áreas, pois as equipes estão nas ruas.
Feira de Santana tem previsão de mais chuva, ao menos até quinta-feira (21), com temperaturas que variam entre 19° C e 26° C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Já na região do recôncavo, em Santo Amaro da Purificação, ruas também amanheceram alagadas nesta quarta. A cidade tem sido atingido por fortes chuvas desde terça-feira e a preocupação dos moradores é com o nível do rio Subaé, que está aumentando. Até as 10h, não havia registro de ocorrências mais graves no município, como desabamentos, nem de famílias desabrigadas ou desalojadas.
De acordo com o Inmet, pode chover entre 50 a 100 milímetros nesta quarta em Santo Amaro, volume considerado muito alto. Com isso, existem riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios no município.
Em Vitória da Conquista, na região sudoeste, até então, a chuva é considerada de baixo volume. No entanto, o outono na cidade, que é conhecida como 'Suíça Baiana', por causa das baixas temperaturas, está mais frio do que o esperado para o período.
Conforme os meteorologistas, a temperatura esperada é de 20°, com base em médias históricas, porém, os moradores têm enfrentado "friaca" e os termômetros têm marcado entre 15° C e 16° C. Apesar disso, ainda segundo o Inmet, há previsão de chuva forte apenas a partir do próximo domingo (24).