NotíciasCidadeFieis lotam as ruas do Centro Histórico na lavagem do Mercado São Miguel

Fieis lotam as ruas do Centro Histórico na lavagem do Mercado São Miguel

Lavagem foi iniciada com missa na Ordem Terceira de São Francisco, no Centro Histórico, seguida de procissão pelas ruas da Baixa dos Sapateiros, benção e lavagem da capela de São Miguel, localizada dentro do mercado

| Autor: Redação

Foto: Lucas Moura/Secom

Fé, alegria e música marcaram a segunda lavagem do Mercado São Miguel, nesta quinta-feira (29). Cerca de 40 permissionários e devotos do santo participaram de uma vasta programação, iniciada com missa na Ordem Terceira de São Francisco, no Centro Histórico, seguida de procissão pelas ruas da Baixa dos Sapateiros, benção e lavagem da capela de São Miguel, localizada dentro do mercado. A animação do evento contou ainda com a apresentação da Orquestra da Guarda Civil Municipal e a distribuição de caruru beneficente.

Para os permissionários que participavam da lavagem, há muito o que comemorar. “O espaço aqui é maravilhoso, acolhedor e pronto para receber visitantes e suas famílias. Temos artesanato, lazer, lugar para estacionar e várias opções de boa comida”, comentou a permissionária Juciara Mato Grosso, 32 anos, cozinheira e proprietária do boxe Feijoada da Jú, que fica logo na entrada do mercado.  

Devota de São Miguel Arcanjo e dona do boxe Esquina Artesanal, Soraia Lima, 50 anos, não abriu mão de participar da benção e da lavagem da capela. Animada com a comemoração, fez questão de agradecer. 

“Hoje é dia de dizer obrigada a São Miguel, porque recebemos o mercado novo no meio da pandemia e conseguimos nos manter até aqui. Tenho certeza que neste verão e no próximo ano teremos a casa cheia”, aposta a comerciante, que vende adereços em crochê e fuxico. 

Novidades 
Para o titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Alessandro Lordello, que também participou do evento, o espaço é um grande potencial não apenas para comerciantes, mas também para fomento de eventos. 

“Há dois anos fomos presenteados com esse novo mercado, que agrega boa comida, lazer e artesanato. Nossa ideia agora é fazer uma parceria com a Secult e pensar na inclusão dele na rota de visitação turística do Centro Histórico, e ainda programar a realização de eventos culturais. A estrutura aqui é muito boa e contempla a promoção de ações musicais. Logo teremos novidades com relação ao uso do Mercado São Miguel”, adiantou o secretário. 

As novas ideias animam a presidente da Associação do Mercado São Miguel, Sidna Marla Santos. Segundo ela, o potencial do equipamento é enorme. “Salvador tem previsão de movimentação grande de turistas no verão e com certeza nosso espaço será muito visitado. Apostamos muito no final do ano e no começo de 2023. Hoje o sentimento é de gratidão por termos um local como esse”, frisou.

Revitalização 
Fechado por três anos após um incêndio ocorrido em 2017, o mercado foi totalmente revitalizado e devolvido à população em 2020, com 40 novos boxes, um santuário para São Miguel e mais um espaço para a capoeira. O Mercado São Miguel funciona de segunda a sábado, das 10h às 16h. 

Tags

Notícias Relacionadas