NotíciasCidadeFesta de Santa Bárbara reúne multidão e marca início de calendário festivo em Salvador

Festa de Santa Bárbara reúne multidão e marca início de calendário festivo em Salvador

Milhares de pessoas pintaram as ruas do Centro Histórico de Vermelho nesta quinta (4)

| Autor: Redação - Varela Net
Festa de Santa Bárbara reúne multidão e marca início de calendário festivo em Salvador

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

Como já é tradicional, as ruas do Centro Histórico apareceram completamente vermelhas, nesta quinta-feira (4). Milhares de pessoas se juntaram em mais um 4 de dezembro para celebrar a Festa de Santa Bárbara. Em uma mistura de religiões, como a católica e de matriz africana, renovando uma tradição que se estende desde o século 17, viva na fé de Santa Bárbara e no culto a Iansã.

O início ficou marcado pela Alvorada de Fogos, seguida pela Salva dos Clarins e pela missa campal da Igreja do Rosários dos Pretos. Por meio de uma procissão que passou pelas ruas mais famosas do Pelourinho, Gregório de Mattos, João de Deus, Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Ladeira da Praça, a padroeira da corporação foi reverenciada na sede do Corpo de Bombeiros, na Barroquinha.

Na rotina dos baianos há muitos anos, Samara Alves, moradora de Pau da Lima e aniversariante, deixou claro o quanto o dia 4 de dezembro é importante para ela e sua família. Venho para a Festa de Santa Bárbara desde criança. Minha avó costumava me trazer dizendo que esse dia era sagrado para nossa família. Eu inicio a celebração de todos os meus aniversários aqui. Minha avó já faleceu, mas continuo a tradição com o mesmo carinho e gratidão. A energia daqui me renova e me faz lembrar de tudo o que já vivi sob a proteção dela”, disse.

Classificando a Festa de Santa Bárbara como uma das maiores expressões de fé, Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltuur) valorizou o momento. "Abrir o calendário popular 25/26 com essa celebração é reconhecer a força das nossas tradições, que unem católicos e devotos de Iansã em um mesmo gesto de respeito, energia e renovação. É um dia em que a cidade reafirma sua essência: plural, diversa e culturalmente vibrante", afirmou Isaac.

Diretor de Arte Fomento Cultural da Fundação Gregório de Mattos (FGM), George Vladimir, falou sobre o papel simbólico e social da celebração.

“A Festa de Santa Bárbara possui grande importância para a cidade, especialmente por sua capacidade de valorizar o Centro Histórico, em particular a Baixa dos Sapateiros. Este local, reconhecido como um ponto de referência cultural e social, é perpetuado na memória através das nossas canções e da nossa literatura", disse.

Programação

Após o fim da Festa de Santa Bárbara, Salvador se prepara para outras datas importantíssimas que transmitem tradição da cultura baiana. Na próxima segunda (8), ocorre a homenagem à Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio. Marcada por missas e devoção, a data também é reverenciada no sincretismo como Oxum. No sábado (13), a Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia realiza a celebração dedicada à santa protetora da visão.

A partir daí, começam as dedicações totais ao período natalino, quando a Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, receberá a Santa Missa celebrada pelo Frei Gilson, no dia 25. No dia seguinte, Roberto Carlos se apresentará no mesmo espaço, de forma gratuita.

Entre os dias 27 e 31 de dezembro, o local vira palco do Festival Virada Salvador, com shows de Ivete Sangalo, Léo Santana, Wesley Safadão, Xand Avião, Parangolé, Cláudia Leitte, Pablo, Simone Mendes, Edson Gomes, Tony Salles, Durval Lelys, Nattan, Psirico, Bell Marques, Belo, Olodum, Timbalada, Xanddy Harmonia e outros artistas.

Já em 2026, no mês de janeiro, no dia 16, as ruas parão para já tradicional Lavagem do Bonfim, considerada um marco do calendário religioso baiano. O primeiro mês do ano se encerra no dia 25, na celebração a São Lázaro.

Em Fevereiro, o ciclo de festas começa com o dia de Iemanjá, no dia 2, no Rio Vermelho. Na sequência, o ritmo do pré-Carnaval entra em ação com o Furdunço no dia 7, o Fuzuê no dia 8, seguido por Melhor Segunda-feira do Mundo no dia 9, o Pipoco no dia 10 e o Habeas Corpus no dia 11.

O Carnaval oficial de Salvador será realizado entre os dias 12 e 17, chegando ao fim com o Arrastão da Quarta-feira de Cinzas, no dia 18, quando trios e foliões ocupam mais uma vez os circuitos da cidade para a despedida final da folia.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas