NotíciasCidadeFamílias afetadas pelas chuvas em Salvador começam a deixar abrigos em escolas

Famílias afetadas pelas chuvas em Salvador começam a deixar abrigos em escolas

Apesar da desmobilização, o risco nos imóveis ainda não foi descartado e famílias não podem voltar para suas casas

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Google Maps

As 271 pessoas que foram acolhidas em escolas municipais de Salvador, por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade, começaram a deixar os abrigos nesta sexta-feira (22), para que as aulas sejam reiniciadas na próxima segunda-feira (25).

Apesar da evacuação dos civis das instituições, o risco nos imóveis ainda existe, e por isso essas famílias ainda não podem retornar para as suas casas, como explica a coordenadora de Evacuação da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Fabiana Santana.

“A indicação do engenheiro é feita e é muito bem clara: se, por acaso o risco seja somente no período de chuva, por causa do escorregamento de terra e por causa da quantidade de chuvas, eles ficam fora da casa durante esse período. Se for constatada que precisa ficar até que o risco seja sanado, também é direcionada essa evacuação desse imóvel”.

Parte dessas famílias ficarão hospedadas em casas de parentes e amigos, e a outra parte será encaminhada para abrigos da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Conforme a pasta, 89 famílias já foram cadastradas. Essa medida será executada até a finalização de cadastros, para que a população afetada receba o auxílio aluguel da prefeitura.

“Na terça-feira [19] já iniciamos as vistorias dos imóveis das pessoas que estavam abrigadas, para verificar se tinha possibilidade de retorno ou não. A gente já tinha feito o cadastramento dentro da escola ainda e as famílias que indicaram que tinham parentes para poder ficar, até que fosse recebido o benefício, a gente encaminhou. As que não tinham onde ficar foram encaminhadas para abrigos provisórios com a Sempre”.
 

Tags

Notícias Relacionadas