NotíciasCidadeFala, povo: Baianos opinam sobre regularização do título de eleitor

Fala, povo: Baianos opinam sobre regularização do título de eleitor

Varela Net foi às ruas da capital baiana para conversar com a população sobre as Eleições Gerais de 2022, previstas para o dia 2 de outubro

| Autor: Redação
Fala, povo: Baianos opinam sobre regularização do título de eleitor

Foto: Domingos Junior/ Varela Net

O encerramento para o alistamento e a regularização do título de eleitor no Brasil acontecerá na quarta-feira (4). Faltando algumas horas para a data-limite, o Varela Net foi às ruas da capital baiana para conversar com a população sobre as Eleições Gerais de 2022, previstas para o dia 2 de outubro.

Kevin Jorge, 26, contou que fez a regularização do título de eleitor e pontou que está esperançoso com mudanças no cenário político. “A importância do voto esse ano é para a gente tentar ver se melhora alguma coisa, apesar que a gente tá vivendo em um país que aparentemente não tem solução.” 

O soteropolitano ainda alertou outros jovens a manifestarem na urna o desejo de mudança. “Todo mundo que está aí, que não regularizou, vá regularizar, vá votar, vumbora tentar mudar esse país, porque o poder do voto é extremamente importante”, completou.

Regina Maria, 50 anos, revelou que o título regularizado lhe garante receber alguns benefícios do governo. “Eu quero um país melhor, eu quero andar sempre em dias com os benefícios que eu recebo”, iniciou. Em outro trecho, ela contou que alertou a filha sobre a data-limite e a convidou para exercer o poder do voto: “Eu falei com minha filha pra ela ir, mas ela continua lá deitada. Eu digo é: ‘Você não vai, vou eu sozinha, endireitar o meu, porque eu preciso.”

Confira tirar ou regularizar o título de eleitor

Tanto alterações cadastrais como novos alistamentos podem ser feitos sem sair de casa, por meio da internet, num computador ou até mesmo num smartphone, acessando o Autoatendimento do Eleitor no Portal do TSE.

Antes de fazer a solicitação, é preciso que você fotografe a frente e o verso de um documento oficial com foto (pode ser o RG ou a CNH, por exemplo) e também um comprovante de residência recente, como uma conta de água ou luz, ou a fatura do celular ou do cartão de crédito. Tire ainda uma selfie segurando um documento que você apresentou próximo do rosto.

Na página do Autoatendimento do Eleitor, clique no serviço que você busca: Tire seu título ou Inclua seu nome social, ou ainda, peça para Imprimir título eleitoral. No Portal do TSE, ainda é possível consultar a situação eleitoral e, caso seja apontada alguma pendência, você ainda pode emitir o boleto da multa eleitoral que estiver em aberto para a regularização do título. É importante frisar que a regularização do documento se efetiva após a compensação do pagamento da respectiva multa e, portanto, é importante que você acompanhe o andamento da solicitação.

 

 

Tags

Notícias Relacionadas