NotíciasCidadeEm último dia de paralisação, agentes de saúde doam sangue na sede do Hemoba

Em último dia de paralisação, agentes de saúde doam sangue na sede do Hemoba

Categoria chega ao terceiro dia de atividades suspensas e cobram pagamentos de julho de 2020 acertados com a Prefeitura de Salvador

| Autor: Everton Santos

Foto: Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (25), os agentes de endemia (dengue, raiva e leptospirose) e os agentes comunitários de Salvador estiveram em frente à sede da Hemoba, em Brotas, para doar sangue e protestar contra o ‘congelamento’ nas negociações para o pagamento de avanço de nível da categoria, que segundo eles, deveria ter ocorrido em julho de 2020.

Os agentes carregaram cartazes cobrando a prefeitura. Em um deles estava escrito “Enquanto o Hemoba recebe o doador, a prefeitura suga o servidor”.

Em contato com o Varela Net, Enadio Pinto, presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde do Município, e representantes da Unicidade, informaram que cerca de 150 pessoas estiveram no local e 100 doaram sangue. Ele informou o motivo de escolher a data.

“Escolhemos o dia 25 por ser o Dia Nacional do Doador de Sangue. Então juntamos as duas questões de poder estar ajudando a quem precisa”, disse Enadio.

Ele explicou também quais serão os próximos passos. “Voltaremos as atividades amanhã (26). E pelo menos até o dia 14 de dezembro não faremos outras manifestações e nem paralização”.

Vale lembrar que os agentes de saúde paralisaram na última terça-feira, quando fizeram um protesto na porta da Secretária Municipal de Gestão de Salvador. Na quarta-feira (24), eles foram recebidos no Ministério Público da Bahia pela promotora Rita Tourinho, que convocará uma reunião entre o sindicato e as secretárias de Saúde e Gestão de Salvador.

Em nota, a Prefeitura de Salvador já havia se pronunciado sobre o caso no início dessa semana. Confira:

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Gestão, esclarece que as negociações com os agentes de endemias, bem como com as demais categorias, seguem em curso, de modo direto e aberto, estando a Prefeitura impossibilitada de assumir novos compromissos financeiros, seja por força da pública e notória situação das finanças municipais decorrente da pandemia de Covid-19, seja por força das previsões da Lei Complementar 173/2020, do governo federal, vigente até dezembro de 2021.

 

 

 

 

Tags

Notícias Relacionadas