NotíciasCidadeEm seu aniversário, Salvador pode sofrer com duas manifestações nesta terça (28)

Em seu aniversário, Salvador pode sofrer com duas manifestações nesta terça (28)

Capital baiana completa 473 anos, mas pode ter dia agitado em relação a mobilizações ao redor da cidade

| Autor: Redação

Foto: Rildo de Jesus/TV Bahia

Nesta terça-feira (29), Salvador pode sofrer com dois protestos relevantes na data do aniversário da cidade, que completa 473 anos amanhã. Um deles já está confirmado, com os motoristas de transporte por aplicativo realizando uma manifestação contra os reajustes aplicados pelas plataformas e por melhores condições de trabalho.

A mobilização ocorrerá a partir das 9h, na balança do Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

Durante o mês de março, foi aplicado um reajuste de 6,5% de tarifa em corridas da Uber aos usuários, e 5% no aplicativo 99Taxi, devido ao aumento no preço dos combustíveis.

Entretanto, os motoristas seguem sem receber nenhum aumento no valor repassado, e por conta disso, muitos estudam o desligamento das plataformas, já que o trabalho exercido deixou de compensar financeiramente. 

Atualmente, no Brasil, cerca de 1,1 milhão de motoristas trabalham via aplicativos de transporte. Na Bahia, o número chega a mais de 32 mil pessoas cadastradas. 

A outra manifestação pode se dar por conta dos trabalhadores rodoviários do sistema urbano, que se reunirão em assembleia nas portas das garagens, também na manhã desta terça-feira (29).

As assembleias vão atrasar a saída dos ônibus coletivos das garagens, e tratarão sobre o início da campanha salarial dos rodoviários. Também será cobrada uma resolução das demandas dos trabalhadores da extinta Concessionária Salvador Norte (CSN), que aguardam a venda dos terrenos para a quitação das suas indenizações.

Nesta terça (29), o aniversário da capital será marcado pelo tempo de um ano completado da caducidade da CSN sem uma solução para as homologações dos trabalhadores da extinta concessionária que aguardam os pagamentos das verbas indenizatórias.

Tags

Notícias Relacionadas