Dia do consumidor: saiba quais medidas tomar com cobranças indevidas
O principal cuidado é o consumidor saber se está sendo vítima de irregularidade

Foto: Reprodução/ Freep
Telefone sempre tocando para realizar cobranças indevidas e juros abusivos são as principais queixas realizadas pelos consumidores. Em uma lista de reclamações, empresas como bancos, financeiras, operadoras de cartão de crédito, concessionárias, empresas de água e energia são as campeãs.
Segundo a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), em 2023 a instituição realizou 3.839 cálculos revisionais de cobranças de juros a pedido de consumidores que estavam insatisfeitos com as obrigações. Em comparação a 2022, teve uma alta de 75% quando comparada ao número de 2.182 contagens.
A principal dica para o consumidor observar se está sendo vítima de irregularidade é sempre olhar os preços médios de produtos e serviços, ficando atento a reajustes aplicados, em especial para renovação automática de contratos, como plano de saúde, cartão de crédito e outros.