NotíciasCidadeDia das Mães movimenta Cras Itapagipe e CadÚnico Comércio

Dia das Mães movimenta Cras Itapagipe e CadÚnico Comércio

Diversas atividades animaram o Cras Itapagipe, com ciranda e roda de conversa de mulheres

| Autor: Redação

Foto: Bruno Concha/Secom

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) promoveu, nesta sexta-feira (6), encontros especiais do Dia das Mães em dois equipamentos administrados pela pasta: o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Itapagipe, e a sede do Cadastro Único (CadÚnico), no Comércio.

Durante a manhã, diversas atividades animaram o Cras Itapagipe, com ciranda e roda de conversa de mulheres, coordenada pela professora Liane Monteiro, da Universidade Católica do Salvador (Ucsal). Um café da manhã foi servido, ao som de músicas tocadas por Ricardo Vagler.

A coordenadora do Cras, Soraia Azevedo, revelou entusiasmo com a presença maciça das mães. "Em um momento de tanta vulnerabilidade estão aqui, sendo acolhidas e bem representadas”.

A professora Liane falou que as rodas são importantes como elementos universais da cultura. “Aqui, olhamos de frente uma para a outra, reunindo as famílias, revigorando a esperança e pensando de forma descontraída. O acolhimento também é importante, para fortalecer os vínculos a permanência no serviço”. Ela destacou que a maioria das mulheres que procuram o atendimento no espaço são oriundas das comunidades pesqueiras e marisqueiras da região.

Uma das acolhidas do centro, conhecida como Neuza da Hinode, frequentemente retorna ao Cras para participar dos eventos. "Me sinto feliz aqui. Muita gente deixa de procurar ajuda por vergonha, mas é preciso. Meu sentimento pelo Cras é de gratidão e sempre indico, como mãe de referência que sou, para ajudar outras mulheres que precisam de ajuda”.

A dona de casa Camila Lopes Batista, de 35 anos, também participou da homenagem, acompanhada do filho Luis Ricardo, de 5 anos. Para ela, os eventos são gratificantes, pois fazem com que ela se sinta acolhida. “Tenho assistência, me sinto bem, muitas vezes me ligam, dão bom dia. Cheguei aqui recentemente, por falta de informação. Se eu soubesse, teria vindo antes”.

CadÚnico 
No período da tarde, a atividade especial pelo Dia das Mães ocorreu com as beneficiárias do CadÚnico, no Comércio. O público presente recebeu cartões temáticos e foi agraciado com a apresentação de voz e violão do cantor e funcionário da unidade, Rafael Batista. No total foram distribuídos 400 cartões ao longo do dia.

Nathália Barbosa, mãe de duas meninas, agradeceu pelo cuidado da Prefeitura em promover a ação dedicada às mães. "Achei muito importante essa ação porque valoriza nós mulheres, principalmente em um espaço onde estamos buscando por um serviço público. O dia das mães é todo dia, mas é muito bom ter essa data para sermos lembradas", contou. 

Eliane Santos da Silva, moradora do Alto do Cabrito, ficou encantada com a iniciativa. "Estou muito feliz pois fui abençoada com quatro filhos e esta é uma data que me deixa muito alegre. É muito bom ser lembrada por ser mãe", afirmou. 

De acordo com o gerente de gestão do Cadastro Único, Tiago Batista, a proposta era que tanto as beneficiárias dos programas sociais quanto as funcionárias da casa pudessem ter uma tarde festiva.  A unidade realiza diariamente, em média, 600 atendimentos.

"Essa ação é direcionada não apenas às mães, mas também a todos os filhos e as funcionárias. Este é um momento de descontração, de esquecer da rotina do trabalho, do cansaço diário. A vida é dura e de batalhas constantes e um momento simples como este traz um pouco de leveza para o dia", afirmou.

Programação 
Ainda nesta sexta (6), as unidades do Restaurante Popular de São Tomé e de Pau da Lima promoveram atividades literárias e gastronômicas, com um almoço especial e leitura de poesia em homenagem às mães, além de sorteio de brindes doados por empresas e instituições parceiras. O cardápio escolhido para a data foi churrasco misto (carne e toscana), macarrão, feijão tropeiro, arroz com ervilha, salada cozida, tangerina e bombons para as mamães.

Em Piatã, o Abrigo D. Pedro II promoveu um almoço festivo, com cardápio escolhido pelas idosas residentes na unidade. À tarde, a Unidade de Acolhimento Especial (UAE) de Cajazeiras realizou um bingo para as mães, seguido de lanche e distribuição de lembranças.

Já a UAI Adra II, no Barbalho, realizou uma pequena confraternização nesta sexta (6). No domingo (8), a programação vai contar com a realização de um bingo. No mesmo dia, a Unidade de Acolhimento (Aspec) Ribeira promove um almoço e apresentação do filme “Minha mãe é uma peça”, no Cine Aspec. Após a exibição, as mulheres receberão um kit presente, com sabonete líquido, hidratante, pipoca e suco.

Também no domingo, na UAE Itapuã, acontecerá um café da manhã, às 8h, seguido da entrega de lembranças simbólicas. Por fim, no dia 18, a programação será encerrada com um café da manhã em família. 

Tags

Notícias Relacionadas