NotíciasCidadeDetentas do Conjunto Penal de Mata Escura recebem orientações sobre auxílios

Detentas do Conjunto Penal de Mata Escura recebem orientações sobre auxílios

Objetivo foi proporcionar aos familiares, das mulheres que estão privadas de liberdade, a possibilidade de solicitar o Auxílio Reclusão e outros benefícios

| Autor: Redação

Foto: Ascom/Sempre

Como forma de ampliar o acesso das famílias a benefícios socioassistenciais, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realizou ação itinerante do CadÚnico no Conjunto Penal Feminino, localizado na Mata Escura. A intenção foi proporcionar aos familiares, das mulheres que estão privadas de liberdade, a possibilidade de solicitar o Auxílio Reclusão e outros benefícios.

O auxílio é destinado a dependentes do trabalhador urbano preso, desde que este tenha trabalhado nos últimos 24 meses, em atividade reconhecida pela Previdência Social, não esteja recebendo salário, ou outro benefício do INSS.

Para a subsecretária da Sempre, Tainá Barros, a iniciativa permite entender as necessidades das mulheres detentas e ofertar, do ponto de vista socioassistencial, elementos necessários à ressocialização. "A intenção é ampliar a ação, oferecendo instrumentos para que elas possam readquirir a cidadania e trilhar novos rumos fora da prisão”, explicou.

A ação é fruto da parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) que aproveitou a oportunidade para conscientizar as assistidas sobre a dignidade menstrual, através dos seus agentes; e a Defensoria Pública do Estado da Bahia, que ofertou assessoria jurídica. A atividade foi realizada no Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, dando visibilidade à luta das mulheres negras contra a opressão de gênero e o racismo.

Tags

Notícias Relacionadas