Conheça cinco startups nordestinas que estão em crescimento
Conforme informações da Associação Brasileira de Startups, atualmente existem 1.171 startups no Nordeste

Foto: Reprodução/
Um levantamento realizado pelo Ministério da Economia em 2020, registrou no Brasil um índice histórico no número de novas empresas abertas e encerrou o ano com ao menos 20 milhões de negócios ativos. Um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Entre as startups, esse crescimento foi de 27% em relação a 2018 e 20 vezes mais do que em 2011, segundo informações da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).
Entre as regiões do Brasil que começam a se destacar, está o Nordeste. O novo Vale do Silício das startups brasileiras foi escolhido pelo nível das empresas que ali estão. Para a Abstartups, além do amadurecimento que vem sendo crescente na localidade, os empreendedores jovens desejam estar ali. Ainda conforme informações da instituição, atualmente existem 1.171 startups no Nordeste. A maioria, na Bahia, Pernambuco e Ceará.
Outros dados, dessa vez do relatório Mapeamento de Comunidades – Nordeste, realizado pela Abstartups em 2021, mostra que mesmo sobre os impactos da Covid-19, 50% das startups localizadas em cidades nordestinas não tiveram diminuição no faturamento. O levantamento demonstra que "graças a aceleração digital mandatória provocada pelo isolamento social, as barreiras físicas dos negócios e serviços prestados foi eliminada, possibilitando a essas empresas uma maior capilaridade pelo país".
GIROSS | BRUMADO, BAHIA | @GIROSSAPP
A startup baiana Giross. Fundada por Filipe Martins, tem objetivo de proporcionar entregas efetivas, prometendo preço justo em cada corrida, com rapidez e segurança. Além de todos esses benéficos, o aplicativo também oferece uma rede de negócios afiliados que vão desde grandes farmácias e pequenas marcas de roupas, até estabelecimentos que fornecem alimentos. Vale ressaltar que o principal serviço da Giross era transportar passageiros por meio de motocicletas.
Com a chegada da pandemia e a necessidade de manter o isolamento social, foi necessário buscar outras alternativas para superar a crise. A marca baiana está presente em 80 cidades nos estados da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Pará. A projeção é alcançar mais 40 municípios até o início de 2022. O número de entregadores também cresceu exponencialmente e já superou a marca de 10 mil com a expectativa de chegar aos 14 mil entre janeiro e fevereiro de 2022.
Uma curiosidade sobre o Giross é proporcionar o Seguro de Entregas, garantindo que o produto chegue com qualidade ao destino. Ele funciona em casos de imprevistos acontecerem e a mercadoria acabar sendo prejudicada - seja por causa de acidentes nas estradas/ruas, problemas no veículo utilizado ou em outros aspectos. Tanta inovação e competência não podia resultar em outra conclusão: lucro significativo.
Até o momento a startup já conseguiu ultrapassar a marca de R$ 1 milhão em faturamento. O resultado representa um crescimento de cerca de 300% em relação ao obtido no ano passado. Agora, os novos passos é conseguir captar investimento. Hoje a empresa opera com capital próprio, por conta do contexto pandêmico, que acabou gerando grandes oportunidades.
Instagram: instagram.com/girossapp
DOITY | ALAGOAS, MACEIÓ | @DOITYBRASIL
Em Maceió temos a Doity. O nome da empresa vem da expressão em inglês "Do It Yourself", ou "Faça Você Mesmo". A startup alagoana tem o objetivo de empoderar produtores e usuários/clientes ao oferecer a possibilidade de criar eventos em até 5 minutos, sejam online ou presenciais.
O aplicativo torna essas organizações mais fáceis ao otimizar cadastros, criar sites para os eventos, além de incluir diversas formas de pagamento na inscrição, assim como credenciamento digital e até emissão de certificados. Entre os mais de 100 mil eventos em mais de 1.500 cidades realizados pela Doity estão simpósios e exposições a shows e feiras de entretenimento. Além de contar com a Doity para gerenciar seus eventos, você ainda tem um espaço virtual seguro para realizar seus eventos online. E, claro, com a possibilidade de integrar esse ambiente virtual à plataforma, o que garante mais segurança e simplicidade aos processos.
Em eventos gratuitos não são cobradas taxa de serviço, a plataforma pode ser usada sem custo. O limite de inscrição para esse tipo de evento é de 3 mil pessoas. Já os eventos pagos, a taxa é de 10% por inscrição vendida e o usuário tem direito a utilizar todas as ferramentas, com os custos de meios pagamentos inclusos e não há tarifa mínima. A startup oferece o Doity Play, espaço virtual ideal para disponibilizar e transmitir vários tipos de eventos online, como webinars e cursos online, desenvolvida pela própria Doity. Com ela é possível oferecer serviços que facilitem a comunicação entre os envolvidos durante todo o evento.
Instagram: instagram.com/doitybrasil
DOME VENTURES | JOÃO PESSOA, PARAÍBA | @DOME.VENTURES
Na Paraíba, em João Pessoa, a startup em destaque é a Dome Ventures. O propósito é gerar inovação para a gestão pública, unindo recursos públicos e soluções tecnológicas para movimentar a economia.
A Dome Ventures surgiu com o desejo de desenvolver GovTechs, startups cujo propósito é gerar inovação para a gestão pública, unindo recursos públicos e soluções tecnológicas para movimentar a economia.
Criada em setembro de 2021, a empresa recebeu um aporte de R$10 milhões em investimentos, que serão destinados ao desenvolvimento de mais de 30 startups do segmento GovTech. Além da sede em João Pessoa (PB), a Doma contará com filiais em Recife (PE), São José dos Campos (SP) e Brasília (DF). A Dome é a primeira Corporate Venture Builder com foco em GovTechs no Brasil. Em seus serviços estão a oferta de know-how, acesso a canais de mercado, rede de mentores, modelagem de negócios, serviços contábeis e jurídicos, além de suporte nas áreas de marketing, vendas e produto para startups que desejam gerar um impacto social positivo, assim também como infraestrutura.
Instagram: instagram.com/domeventures
ROBOX | NATAL, RIO GRANDE DO NORTE | @ROBOX_STORE
A Robox atua na área de e-commerce e negócios por assinatura. A startup do Rio Grande do Norte é focada em atender principalmente o mercado editorial. A startup é uma plataforma estruturada a partir de uma longa experiência de seus founders no desenvolvimento de softwares para clubes de assinatura. Ela atende clientes como Carta Capital, Revista Elle, Portal Administradores, Revista Exame, dentre outros. Ela é acelerada pelo InovAtiva Brasil, o maior programa de aceleração da América Latina, com mais de 1.100 startups brasileiras aceleradas com o apoio de entidades como o SEBRAE e o BNDES. Antes, a Robox atuava em um modelo onde a base operacional estava em Natal, capital do Rio Grande do Norte, contudo, o polo comercial era em São Paulo.
A experiência do trabalho remoto por grande parte do mercado, tornaram tudo mais fluido: tanto a contratação de mão de obra - a startup possui profissionais espalhados por 6 estados brasileiros, entre capitais e cidades do interior – quanto na prospecção de novos clientes. Entre os serviços oferecidos por ela estão, gestão e personalização dos planos de box, controle de produtos e estoque, envio de pedidos para integração e faturamento, controle de cobranças e integração a gateways de mercado, réguas de retentativas para recuperar o pagamento e relatórios específicos para o financeiro.
Instagram: instagram.com/robox_store
TALLOS | FORTALEZA, CEARÁ | @TALLOS.IO
Criada em 2017, a Tallos é uma startup de atendimento digital que oferece serviços omnichannel e hoje é parceira do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), um dos mais relevantes centros de pesquisa e inovação sem fins lucrativos do Nordeste. Utilizando Inteligência Artificial e Análise de Emoções, sua plataforma integra todos os canais de comunicação entre negócios e clientes em um só lugar, para que as empresas realizem um atendimento ao cliente 100% digital, humanizado e encantador.
Ela atua nos 26 estados do Brasil, com mais de 7 milhões de atendimentos realizados desde o início da operação, que hoje conta com clientes como o Grupo Camed e o Banco do Nordeste. Além disso, a Tallos conquistou, em 2020, um lugar no hub Cubo Itaú, um dos mais importantes ecossistemas de inovação da América Latina. A startup Tallos é sediada em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará.
Instagram: instagram.com/tallos.io