NotíciasCidadeConcessão do Zoológico de Salvador: entenda como funcionará o acesso pago

Concessão do Zoológico de Salvador: entenda como funcionará o acesso pago

BNDES promove o processo de concessão

| Autor: João Grassi*

Foto: Domingos Júnior/Varela Net, TripAdvisor e PESC

Faltando pouco mais de um mês para a concessão do Parque Zoobotânico de Salvador, o movimento no espaço já foi mais alto. O anúncio do plano de concessões de parques públicos na Bahia foi promovido pelo Executivo e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em dezembro de 2021.

Entre os anos de 2018 a 2020, o zoológico registrou mais de um milhão de visitas. Entretanto, segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), após o decreto de reabertura do local, inicialmente com restrições e número reduzido de pessoas por conta da pandemia, de outubro de 2021 até o final de julho deste ano, apenas cerca de 130 mil pessoas foram registradas.

Com a queda nos números e a eminente reabertura do zoo, no final de 2021, surgiu o anúncio da consulta para o processo de concessão desse e outros dois conhecidos parques na Bahia: Parque Estadual Sete Passagens, que fica no município de Miguel Calmon, e Serra do Conduru, localizado entre as cidades de Ilhéus, Itacaré e Uruçuca.

Segundo o Inema, a concessionária escolhida para o zoológico ficará responsável por serviços de apoio à visitação de atrativos e instalações, precedida da realização de investimentos, destinada à requalificação, modernização, operação e manutenção. Será feito um investimento de R$ 103 milhões na área de infraestrutura, conservação da biodiversidade e melhorias no interior do local.

Entrada agora será paga

Contudo, será estabelecida uma taxa para ingressar no parque, com valores que chegam até R$60. Essa novidade ainda divide opiniões entre a população soteropolitana, e uma equipe do Varela Net foi às ruas para saber o que o povo pensa sobre o assunto.

Morador do bairro da Liberdade, Edson considera que a concessão pode ser vantajosa para o parque zoobotânico. Ele fez uma comparação com outros serviços que passam pelo mesmo processo, mas também pontua que os valores precisar caber no bolso da população.

"Eu acho válido a concessão. Se a gente pegar exemplos de outros empreendimentos, os serviços são melhorados. No zoologico vai acontecer isso, uma empresa vai tomar à frente, vai melhorar toda a estrutura, trazer novas atrações, ter um espaço mais seguro. Não precisa ser um valor tão alto, tem que ser condizente com as pessoas que vivem em Salvador".

Com uma família grande, Tania Amorim, de 56 anos, que vive no Santo Antônio Além do Carmo, considera que se tornaria inviável levar à família para o zoologico, por conta do valor total de gastos com ingressos e consumação no local.

"Eu tenho filhos e netos, como vou pagar para entrar no zoologico? A gente já consome lá dentro. Quem tem 5;6 filhos como vai fazer? Além de pagar a entrada, terá que pagar o consumo, isso não existe! Eu sou contra [a privatização]".

Já Hana Camile, de 19 anos, moradora do Pau da Lima, avalia que deixar o governo afastado da administração é o melhor caminho. Para ela, a ideia de adquirir sua entrada no espaço não seria boa se não houvesse a concessão, contudo, ela acredita que o envolvimento de uma empresa pode ser positivo.

"Não sendo através do governo eu acho válido. A gente já paga por muita coisa, mas sendo uma empresa terceirizada que vai melhorar o ambiente eu acho uma boa ideia".

Parque Sete Passagens

Criado através do Decreto Estadual nº 7.808 de 24 de maio de 2000, o Parque Sete Passagens oferece belíssimas paisagens naturais, além de uma grande diversidade de fauna e flora. O último registro concreto de visitações foi em 2019, quando foram anotadas 19.646 pessoas durante aquele ano, um número expressivo em virtude da população de cerca de 26 mil pessoas em Miguel Calmon.

Procurada pelo Varela Net, a administração do parque não quis se pronunciar sobre a concessão. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) chegou a acionar o Inema em junho deste ano, com objetivo de suspender o processo no Sete Passagens. A ação foi ajuizada no dia 22 daquele mês, mas ainda não há definições a respeito.

Serra do Conduru

Responsável pelo processo, o BNDES publicou o edital de concessão do Parque Estadual Serra do Conduru no dia 15 de julho deste ano. Assim como no caso do zoológico, o leilão está previsto para setembro, no mesmo local.

A área do Parque Estadual Serra do Conduru é uma unidade integrante do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Foi criado através do Decreto Estadual nº 6.227, de 21 de fevereiro de 1997, com o objetivo principal de conservar as áreas remanescentes de floresta atlântica da região.

Assim como o Parque Sete Passagens, oferece trilhas e cachoeiras, com belas paisagens e mirantes para avistar a natureza. Com um clima super-úmido, o parque conta também conta com uma boa diversidade de fauna, principalmente aves, e flora, com cerca de 458 espécies diferentes de árvores por hectare, um dos maiores índices do mundo.

*Sob supervisão do editor Rafael Tiago Nunes

 

Tags

Notícias Relacionadas