NotíciasCidadeCom suspeita de maus-tratos, aves silvestres são apreendidas em Cidade Nova

Com suspeita de maus-tratos, aves silvestres são apreendidas em Cidade Nova

Pássaros da espécie papa-capim estavam acondicionados em gaiolas cobertas

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/Polícia Militar

Na manhã desta quinta-feira (24), foram apreendidos cerca de 50 pássaros da espécie papa-capim em uma “rinha de canto” no bairro da Cidade Nova, em Salvador. 11 pessoas foram encaminhadas para a delegacia.

Agentes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) compareceram ao local após receber denúncias de que acontecia uma competição de canto dos pássaros em um imóvel, na Avenida Zinco. Quando chegaram no local, os policiais flagraram o proprietário da casa e outros 10 homens, que seriam os responsáveis pelas aves.

Segundo os policiais, os animais estavam acondicionados em gaiolas cobertas e foram achados em condições que indicam maus-tratos.

De acordo com o tenente Lima Júnior, comandante da operação, o grupo não possuía licença do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) ou do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para realizar a disputa de canto dos pássaros.

"Catalogamos 49 aves apreendidas. Sendo que dessas, 26 nenhum criador se prontificou a assumir a propriedade. A princípio elas estavam em perfeito estado, com alimentação e água. Mas para o pássaro silvestre participar dessa, tem que ter autorização prévia do órgão competente e a guia de trânsito para o deslocamento dessa ave", disse o tenente.

Os suspeitos foram conduzidos para a Central de Flagrantes da Polícia Civil para prestar depoimento e devem responder por crime ambiental. As aves também foram levadas para a unidade policial e ainda devem ser encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Ceta) do Ibama.

 

 

Tags

Notícias Relacionadas