NotíciasCidadeCodesal alerta para riscos do uso de serpentinas no Carnaval de Salvador

Codesal alerta para riscos do uso de serpentinas no Carnaval de Salvador

Item pode provocar curtos circuitos e apagões na rede elétrica e oferecer riscos para os foliões

| Autor: Redação

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) chama a atenção dos foliões para o uso das serpentinas no Carnaval. Isso porque o item, apesar de parecer inofensivo, pode provocar curtos circuitos e apagões na rede elétrica, além de oferecer riscos à vida de quem brinca a folia.

De acordo com o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, as serpentinas metálicas são fortes condutores de energias e, quando ficam presas na mão do indivíduo, podem gerar um choque fatal. “Esse é um tipo de ocorrência que já deveria ter deixado de acontecer nos carnavais. A gente vem informando aos foliões ano a ano sobre os riscos que a serpentina provoca, tanto sobre danos na parte material, que são a fiação e os equipamentos públicos, quanto para a vida das pessoas”, disse Macêdo.

As equipes da Codesal, formada por engenheiros e arquitetos, estão realizando o monitoramento do uso da serpentina desde o início do pré-Carnaval. Ao identificarem danos causados pelo item, reportam a situação aos órgãos competentes.

“Quando um caso de curto circuito é registrado, gera uma demanda extra aos parceiros da Coelba e da Diretoria de Iluminação Pública de Salvador, pois rapidamente essas equipes precisam realizar algum tipo de operação para a retirada desses equipamentos e religação da energia em pleno Carnaval. É um transtorno que pode ser evitado”, explica o gestor.

Além disso, a Defesa Civil fiscaliza e orienta ainda os trios que desfilam nas ruas durante o Carnaval. “Também realizamos vistorias nos trios e orientamos o não uso da serpentina. Contamos com a colaboração dos profissionais e dos artistas para que possamos brincar um Carnaval seguro e sem ocorrências. Caso haja um descumprimento dessa orientação, o responsável pode ser notificado”, finalizou.

Bruno Concha/Secom PMS

Tags

Notícias Relacionadas