Varela Net

Varela Net

Cidade

Buzão: Cittamobi sofre com 'bugs' no sistema e atrapalha a vida de passageiros

Aplicativo que auxilia usuários do transporte público de Salvador a pegar o ônibus no horário certo mostra instabilidade e irrita soteropolitanos

Foto: Brenner Menezes / Varela Net | Por Brenner Menezes no dia 25 de outubro de 2021 às 11:10

Criado para informar o horário e a localização dos ônibus em tempo real e facilitar a vida dos usuários do transporte público de Salvador, o aplicativo Cittamobi tem gerado muita dor de cabeça para os soteropolitanos que dependem do buzão. De acordo com denúncias recebidas pela reportagem do Varela Net, o APP tem “bugado” constantemente e atrapalhado o deslocamento das pessoas, que acabam se atrasando para os compromissos ou mesmo passando horas no ponto de ônibus.

Antônia Fernanda, por exemplo, já enfrentou problemas no aplicativo e, no caso dela, o prejuízo foi financeiro. Ela chegou a ter que pagar R$ 50 reais para chegar em casa, já que o Cittamobi se mostrou instável.  A usuária conta que esperou pelo ônibus por mais de uma hora e, mesmo assim, a linha de ônibus que ela usa para chegar em casa não passou nos 20 minutos, tempo mostrado no aplicativo.  

"No app aparecem vários horários, como se o ônibus fosse passar a cada 20/30 minutos, mas é mentira, só passa a cada hora. Uma vez eu olhei no app, fiquei esperando mais de uma hora, começou a chover e já era 21h. Tive que pagar R$50 reais de Uber, porque não ia passar mais nenhum ônibus. Por conta disso não utilizo mais", desabafou Antônia.

Enquanto alguns reclamam da espera cansativa pelo coletivo, outros se queixam do fato de o ônibus chegar antes mesmo do tempo determinado pelo aplicativo. E ao contrário do que possa parecer, não é necessariamente uma coisa boa. “A estimativa de tempo de espera mostrada pelo aplicativo apresenta erros. A espera de 10 minutos muda em segundos para 1 minuto”, criticou Vinicius Lopes, 25 anos, que mora no Rio Vermelho. 

Vinícius passou por esse problema diversas vezes, principalmente quando estava no ponto de ônibus da Garibaldi, próximo ao Hospital Cardiopulmonar, onde esperava a linha Barra 3 x Estação Pirajá. “Imagina isso: você olha o app e diz lá que o ônibus vai passar em 30 minutos. Aí você para pegar uma água no caminho. Tudo durou 3 minutos. E quando você chega ao ponto e olha o app, o ônibus sumiu. Aí você pergunta a alguém e descobre que o buzu passou e o próximo só em 1 hora”, é muito complicado. 

Horários desencontrados
Lançado na capital baiana em outubro de 2014, o aplicativo Cittamobi gera reclamação intensas dos usuários em relação ao horário, mas também em certos momentos deixa de mostrar até mesmo o ponto de ônibus mais próximo do passageiro.  

"Horários incorretos dos ônibus, pontos indisponíveis, app com queda constante", disparou Gabriel Fiais ao Varela Net.  "Ele te mostra um horário, mas quando você chega ao ponto demora muito mais", reclamou Priscila Menezes de Brito. "Tenho o app, mas não utilizo mais. O horário dos ônibus de Lauro de Freitas são todos errados", afirmou Edvaldo Salles. 

Respostas
O Varela Net entrou em contato com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), que chegou a falar que os bugs ocorrem eventualmente e devem ser captados quando acontecem e que os usuários podem entrar em contato através do e-mail da secretaria (oi@cittamobi.com.br) ou pelo Chat da página do Facebook  da Semob. 

Como funciona o app: 
A previsão de chegada dos os ônibus pode calculada de duas formas: a partir do estático (menos precisa) ou a partir dos dados de geolocalização – GPS, que é mais precisa. “A partir do estático, usamos os dados da escala e calculamos em que horário o ônibus deve passar em certo ponto da rota. Já a partir dos dados de geolocalização, usamos a informação mais recente do veículo para calcular a previsão para os próximos pontos”, diz nota enviada pela Semob.

Leia mais sobre


Outras

Mais Lidas

Ver Mais
Buzão: Cittamobi sofre com 'bugs' no sistema e atrapalha a vida de passageiros - Varela Net