NotíciasCidadeCarnaval: passagens do Expresso Salvador poderão ser pagas via QR Code

Carnaval: passagens do Expresso Salvador poderão ser pagas via QR Code

Venda de bilhetes por aplicativo também já foi iniciada

| Autor: Redação

Foto: Bruno Concha/Secom

Bilhetes do Expresso Salvador, frota de ônibus com linhas exclusivas para o circuito Dodô (Barra-Ondina), já podem ser adquiridos por meio do aplicativo para celular Kim —disponível gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. 

Após preencher um cadastro, o usuário deve clicar na aba Expresso Salvador e fazer o pagamento dos créditos desejados. O valor será o mesmo praticado nos balcões presenciais: R$15 por trecho (ida ou volta), além da taxa de serviço de 10% cobrada pelo aplicativo.

Quem tem um cartão adquirido em anos anteriores não precisará comprar quirir um novo. Basta recarregá-lo com o valor correspondente ao que será utilizado. O procedimento é o mesmo para carregar os cartões de transporte da cidade. É só digitar o número do cartão, escolher o valor do crédito e realizar o pagamento. O saldo da recarga estará disponível em até 2h para utilização.

Locais, horários e dias de funcionamento

Os coletivos do Expresso Salvador circularão entre os dias 16 (quinta) e 21 (terça) de folia momesca, das 13h às 6h do dia seguinte, com saídas previstas a cada 20 minutos. O embarque será realizado em um ponto de ônibus instalado ao lado de cada shopping, enquanto o desembarque poderá ser feito de acordo com a linha escolhida pelo usuário.

Este ano, cinco linhas farão o translado dos foliões. São elas: Salvador Shopping x Ondina, Salvador Shopping x Barra, Salvador Norte Shopping x Barra, Salvador Norte Shopping x Ondina e Shopping Paralela x Barra. Os pontos de desembarque serão instalados em locais próximos aos principais pontos do circuito:

  • Na Barra, o ponto ficará localizado próximo ao Victoria Center;
  • Em Ondina, próximo ao antigo Colégio Isba; 
  • Na avenida Anita Garibaldi, próximo ao Instituto de Geociências da Ufba. 

O folião, contudo, não precisa retornar na mesma linha de ida, podendo optar pela melhor forma de ir e voltar da festa.

As passagens para o Expresso Salvador também poderão ser compradas nos balcões presenciais, instalados nos shoppings Salvador, Salvador Norte e Paralela. O atendimento será das 12h às 23h.


QR Code 

Outra novidade para este ano é a possibilidade de pagar o transporte por meio de um QR Code. O código ainda é um projeto-piloto no transporte da capital e será utilizado pela primeira vez durante o Carnaval. Posteriormente, a tecnologia dever ser ampliada para o BRT.


Para gerar o QR Code, o usuário deverá abrir a aba Expresso Salvador e fazer o pagamento via Pix dos créditos desejados. O valor será o mesmo:  R$15 por trecho, ida ou volta, além da taxa de serviço de 10% cobrada pelo aplicativo.

Após realizar o pagamento, basta escolher a linha desejada para que seja gerado o QR Code, que terá validade de 30 horas. Caso o código seja gerado antes deste prazo, os créditos retornarão para a carteira do usuário, que deverá gerar um novo código ao usar o serviço.

No momento do embarque será preciso selecionar a opção de pagar com QR Code na tela do validador, mostrar o código gerado pelo celular e passar pela catraca. É importante também que o usuário fique atento à escolha correta da linha que será utilizada, pois o código não poderá ser utilizado em uma linha distinta.
 


 

Tags

Notícias Relacionadas