NotíciasSaúdeButantan tem 15 milhões de doses da CoronaVac paradas, diz TV

Butantan tem 15 milhões de doses da CoronaVac paradas, diz TV

Imunizantes devem vencer entre julho e agosto de 2022

| Autor: Redação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Instituto Butantan possui cerca de 15 milhões de doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19 paradas em estoque. A informação foi divulgada pela TV Globo, na noite de segunda-feira (6). Até o momento, estados e o governo federal não manifestaram intenção de compra dos imunizantes, que devem vencer entre julho e agosto de 2022. 

O Butantan concluiu, em setembro, o envio da última remessa de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde, somando um total de 100 milhões de doses entregues. Após encerrar seu contrato com o governo federal, iniciou a entrega de doses diretamente a estados, como Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Piauí. Ainda foram produzidas mais 15 mil doses, que correm risco de se perder.

À emissora, o Ministério da Saúde informou que segue as negociações para novas aquisições apenas com a Pfizer e a Astrazeneca, escolhidas por já terem registro de uso definitivo no país, algo que a CoronaVac não possui, apesar de ser autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso emergencial.

Uma fábrica para produzir, de maneira 100% nacional, doses da CoronaVac está sendo construída na sede do instituto, em São Paulo, e a expectativa é que ela comece a operar no início do ano que vem.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan e que tem o governo paulista como principal fiador no Brasil.

Tags

Notícias Relacionadas