Blitz da GCM em Salvador termina com idoso agredido a socos e chutes
Câmeras de segurança registraram o momento em que três quardas agridem homem de 65 anos

Foto: Reprodução
Um idoso de 65 anos foi agredido por três guardas municipais no bairro de Itapuã, em Salvador, após desobedecer uma ordem de parada durante a Operação Respeite a Vida, realizada pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), no domingo (5).
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o homem é jogado ao chão e recebe socos e chutes dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM).
Em nota, a Transalvador informou que os agentes realizavam uma operação na Avenida Orlando Gomes, sentido Paralela, quando o idoso não atendeu à ordem de parada, apresentando sinais de embriaguez.
Segundo o órgão, o teste do bafômetro indicou presença de álcool no organismo do motorista. Um novo exame foi solicitado, mas o idoso se recusou a realizar e tentou fugir, sendo interceptado por guardas municipais logo em seguida.
Diante da recusa, o agente de trânsito informou que o condutor seria autuado por desobediência ao artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê penalidades para quem se recusa a fazer o teste do etilômetro. Também foi constatado atraso no licenciamento do veículo, conforme o artigo 230, inciso V, do CTB.
Durante a tentativa de fuga, o idoso teria danificado uma viatura da Guarda Civil Municipal e atingido servidores da operação, que não ficaram feridos.
A Transalvador informou ainda que o motorista foi conduzido à Central de Flagrantes, onde o caso foi registrado.
Por meio de nota, a Guarda Civil Municipal afirmou que repudia qualquer tipo de violência e que os agentes envolvidos nas agressões serão afastados preventivamente das atividades enquanto o caso é apurado.