NotíciasCidadeBebês ficam empolados e famílias denunciam falta de climatização em maternidade

Bebês ficam empolados e famílias denunciam falta de climatização em maternidade

Maternidade Tsylla Balbino, que fica na Baixa de Quintas, foi denunciada pela falta de ar-condicionado nas salas de enfermaria neonatal

| Autor: Redação

Foto: Arquivo pessoal

A Maternidade Tsylla Balbino, localizada na Baixa de Quintas, foi acusada de não instalar ar condicionado nas salas de enfermaria neonatal, após vários bebês ficarem empolados devido ao calor. Familiares dos recém-nascidos denunciaram a situação, utilizando registros das crianças com a pele apresentando grandes lesões.

Identificada como Elisângela, a avó de uma dos bebês contou que falta climatização nas salas pelo menos desde o domingo (1).

“Meu neto nasceu no domingo, pela madrugada, às 2h37. Desde que a gente entrou na sala, só tinha o lugar do ar condicionado, mas não tinha o ar condicionado. E isso é uma coisa que já vem acontecendo há bastante tempo, só que as pessoas se calam para isso aí”, revelou.

Apesar de ter notado a falta do ar condicionado, ela ainda não tinha percebido os bebês empolados na enfermaria. Só descobriu o que vinha acontecendo, quando sua filha mandou o vídeo de outros recém-nascidos que estavam na mesma sala.

“Quando minha filha me mandou o vídeo – porque a criança que aparece empolada não é filho da minha filha –, já foi ontem pela tarde, aí eu fiquei indignada pelas coisas que estavam acontecendo".

"Ela ficou me ligando de madrugada, à noite, dizendo: ‘mainha, eu não estou dormindo por causa do calor, meu filho chora muito, está com a respiração ofegante. Toda hora estou tomando banho, mas e ele? Vou dar banho de cinco em cinco minutos? Não posso’. Outras mães também estão passando pela mesma situação”.

Elisângela então decidiu ir até a unidade e observou outras salas da enfermaria neonatal. Ela se deu conta que somente a ala que estava com gestantes que iam fazer cesária estava climatizada.

“No quarto que minha filha ficou tinham cinco crianças. Só que aí eu saí para observar as outras salas e só encontrei uma, onde estavam as grávidas que iam fazer cesariana, internadas no ar condicionado. Nas outras salas não existem ar condicionado de maneira nenhuma”.

“Eu não estou pedindo só porque minha filha está lá. Minha filha vai para casa, o problema dela vai ser solucionado. Mas e as outras mães que vão vir? Outros bebês virão, e vão passar pelo mesmo problema? Vamos tentar organizar isso”.

Através de nota, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que a maternidade está recebendo investimentos para renovação de toda a rede elétrica do local. Disse ainda que, devido a estes reparos, algumas enfermarias não estão climatizadas no momento.

Ainda conforme a Sesab, a diretoria da maternidade frisa que a assistência às pacientes está sendo feita cumprindo os protocolos. A secretaria não comentou a lesão na pele dos bebês.


 

Tags

Notícias Relacionadas