NotíciasCidadeBebê morre em maternidade de Salvador e família diz que houve negligência

Bebê morre em maternidade de Salvador e família diz que houve negligência

Família alega que os funcionários afirmaram que o local estava superlotado e que só tinham três médicos, já ocupados, para fazer a cirurgia

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Tv Bahia

Um recém nascido morreu na madrugada desta terça-feira (11), na Maternidade Tsylla Balbino, em Salvador. De acordo com familiares, houve negligência médica, já que a mãe da criança não tinha condições de ter uma parto normal e os funcionários da unidade de saúde teriam insistido no procedimento.

Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que lamenta a morte de qualquer bebê, mas afirmou que por cumprir determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM), não comenta ou fornece informações sobre pacientes.

Segundo os familiares do bebê que recebeu o nome de Anthonny Santos, a bolsa de Larissa dos Santos Pacheco estourou por volta das 5h30 de domingo (9) e ela foi levada para a unidade de saúde.

Neste período, ela ficou internada enquanto os médicos induziam o parto normal. A cesárea só foi feita na madrugada desta terça, dois dias após a chegada de Larissa na maternidade e, com os batimentos do coração fraco, o bebê não resistiu.

De acordo com os familiares, o bebê, o primeiro filho de Larissa, tinha quase 4 kg e não havia passagem suficiente para parto normal. A família pediu para a administração da maternidade para que o parto fosse cesáreo, por causa do sofrimento que a mãe de Anthonny apresentava.

No entanto, a família alega que os funcionários afirmaram que o local estava superlotado e que só tinham três médicos, já ocupados, para fazer a cirurgia.

“Eu quero justiça pelo que fizeram com meu filho. Agora poderia estar com meu filho nos braços e não estou por causa deles. Poderiam muito bem fazer uma cesárea e agora eu estaria com meu filho nas mãos, mas eles não fizeram, me forçaram até o último segundo e eu não estava mais aguentando. Gritava e eles nem davam atenção”, disse a mãe de Anthonny Santos, Larissa dos Santos Pacheco.

A tia do menino, Aline Santos, disse que a família fez um planejamento para a chegada do bebê e procura uma resposta da maternidade.

"Eles nos reuniram e tentaram explicar o que realmente aconteceu, mas as explicações não foram claras", contou.

De acordo com Aline, a direção da maternidade informou que todos os exames foram feitos e tanto a Larissa quanto Anthonny estavam bem.

"Mas bem como se quando eles começa resolveram fazer a cesariana já não tinha mais jeito? Foi essa pergunta que a gente fez e a resposta ficou no ar porque eles disseram que foi aberto uma sindicância e nos deu um prazo de uma semana para que eles possam estar esclarecendo para gente o que realmente aconteceu”, pontuou.

As informações são do g1.

Tags

Notícias Relacionadas