NotíciasCidadeBarra pode ficar sem Carnaval já em 2023, diz presidente do Comcar

Barra pode ficar sem Carnaval já em 2023, diz presidente do Comcar

Possibilidade passou a ser discutida recentemente. O Varela Net conversou com Joaquim Nery Filho, presidente do Conselho Municipal do Carnaval

| Autor: Cássio Moreira*

Foto: Divulgação/Secom

É real a possibilidade do circuito Barra-Ondina deixar de existir no Carnaval de 2023. A equipe do Varela Net conversou, nesta terça-feira (7), com o presidente do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), Joaquim Nery Filho, que falou sobre o assunto. 

Joaquim explicou para a reportagem que a discussão da transferência da folia para a região do Centro de Convenções da Boca do Rio é recente, apesar do local já ter sido cogitado para a criação um novo circuito no passado. Entretanto, o presidente da Comcar afirma que qualquer mudança ainda caminha no campo das discussões, e que uma eventual mudança será debatida com todos os atores envolvidos. Uma reunião com representantes da Polícia Militar para conversar sobre o tema está prevista para os próximos dias. 

"Essa discussão surgiu agora. Tem 30 dias, aproximadamente, que a gente começou a conversar sobre isso. E ela é fruto de um anseio antigo, que era originalmente a criação de um terceiro circuito. Essa discussão é antiga, e todas as vezes que se falou sobre a possibilidade de um terceiro circuito, uma das áreas que sempre foi mais demandada e que sempre entrou como um circuito ideal, seria exatamente aquela região da orla de Salvador. Recentemente, quando houve a nova eleição do Comcar e nós assumimos a presidência do Comcar, nós começamos a conversar com alguns atores do Carnaval. Os conselheiros, aqueles que fazer parte do Comcar, em primeiro lugar, depois procuramos a Prefeitura de Salvador, para opinião deles à respeito. Esta semana, estamos agendados com a Polícia Militar, e assim a gente vai continuar com outros atores", iniciou Joaquim, que em seguida confirmou a possibilidade.

Questionado se a Orla comporta a festa, Joaquim explicou o planejamento e afirmou que o motivo da demanda é o esgotamento do espaço na Barra. O presidente do Comcar relatou o 'sufoco' do desfile da Barra no Carnaval de 2020, no último ano. 

"A possibilidade existe, porque aquela região, a que a gente está imaginando é um trecho que começaria no Centro de Convenções e vai até a terceira ponte. É uma região muito mais espaçada. O motivo de toda essa demanda é o esgotamento do espaço da Barra. A gente percebe que a Barra está cada mais congestionada. O último Carnaval que houve, o Carnaval de 2020, o desfile na Barra foi meio caótico, por causa do volume de pessoas. É claro que a decisão de mudar o Carnaval para a região da orla não pode vir isolada, ela tem que vir com soluções para os circuitos já existentes. Então, por exemplo, haveria necessidade de um reforço significativo dos circuitos do centro da cidade. Então é uma revalorização do Campo Grande, da Avenida Sete e da Praça Castro Alves, e aí sim você criar dois circuitos independentes, que um não concorra com o outro; seja um circuito da orla e um circuito do centro da cidade. Mas, é o início da discussão. A gente pretende envolver todos os atores envolvidos no Carnaval, a população de uma maneira geral, ouvir todos para poder construir um projeto que tenha um objetivo único, que é fazer do Carnaval de 2023 um grande Carnaval [...] E a gente entende que dois anos sem a festa, é o momento ideal de você fazer uma grande mudança. Mas, nada está decidido ainda, é apenas um estudo", afirmou. 

"Sim, pode ser que já ocorra no próximo Carnaval. Acho até que o sentido maior é se ocorrer no próximo Carnaval, porque é o momento ideal, já que você está há dois anos sem ter o Carnaval", disse Joaquim. 

Na última segunda-feira (6), o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho, disse a um site de notícias local que a Barra não comporta mais determinados eventos. Mas, Coutinho ressaltou que qualquer mudança depende uma discussão entre todos segmentos. 

* Sob supervisão do editor Rafael Tiago Nunes 

Tags

Notícias Relacionadas