NotíciasCidadeBaleia? Ocupantes de barco ficam supresos com criatura marinha em Itaparica

Baleia? Ocupantes de barco ficam supresos com criatura marinha em Itaparica

Apesar dos palpites, animal que se aproximou do grupo é um peixe-boi, espécie única em águas baianas

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Prefeitura de Itaparica

A aparição de um animal marinho surpreendeu um grupo de pessoas a bordo de um barco na Ilha de Itaparica nesta quarta-feira (1º). Um vídeo feito por um dos ocupantes mostra o momento em que o mamífero se aproxima da embarcação. Enquanto uma criança repete que está com medo, outras pessoas especulam sobre a espécie da criatura. Baleia? Lobo-marinho? Leão-marinho? Ninguém acertou o palpite.

Segundo o jornal Correio, o bicho em questão era um peixe-boi, exemplar único em águas baianas, cuja presença é monitorada pelo Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA). A espécie, no entanto, já foi vista anteriormente nos mares de Ilhéus e Morro de São Paulo. 

Com peso entre 300 kg e 400kg, um peixe-boi pode viver até 60 anos. 

Apesar da aproximação com os humanos, duas ações devem ser evitadas para preservá-lo, de acordo com o IMA: o toque e a oferta de alimentos. 

Ao se acostumarem com o toque humano, o peixe-boi se transforma em presa fácil à ação de predadores. Outro risco é o de encalhar na areia à procura de contato.

O peixe-boi é um animal herbívoro, que se alimenta de plantas aquáticas —logo, alimentos de consumo humano podem gerar danos à saúde e ao hábito alimentar do mamífero. 

Avistamento ou outras ações relacionadas ao peixe-boi podem ser informados ao IMA, pelo telefone (71) 99679-2383. 

Assista ao vídeo

Tags

Notícias Relacionadas