NotíciasCidadeAuxílio Brasil: Saiba como evitar filas na sede da Sempre

Auxílio Brasil: Saiba como evitar filas na sede da Sempre

Dúvidas sobre migração entre Bolsa Família e Auxílio Brasil causaram longa espera e reclamações na sede da Sempre

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/TV Bahia

Enormes filas estão se formando na sede da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) de Salvador, no bairro do Comércio. Os beneficiários do Bolsa Família fizeram uma série de reclamações por conta da longa espera para realizar o recadastramento para o Auxílio Brasil, programa do Governo Federal que substituirá o Bolsa Família.

Muitos beneficiários mostraram preocupação com a necessidade de fazer um novo cadastro, já que o programa é novo, e acabaram formando a grande fila que gerou protestos. A espera perdurou por todo o dia de quarta e muitos já começaram o dia de quinta (11) na fila para o atendimento.

O que muitos cidadãos não sabem, contudo, é que a migração do Bolsa Família para o Auxílio Brasil é automática para todos os que estão ativos na base de dados do Bolsa Família, ou seja, não há necessidade da população ir aos postos para pedir pela "troca" dos benefícios. A pessoa pode visualizar a situação do cadastro através do aplicativo 'Meu CadÚnico'. 

Mas em quais situações o cidadão deve ir a um dos postos?

Referente ao Bolsa Família, o beneficiário deve ir aos postos apenas se precisar fazer a primeira inscrição, se tiver o pagamento suspendo ou se fez a atualização do cadastro há dois anos ou mais.

O atendimento da Sempre pode ser realizado de forma presencial na sede da secretaria da Rua Miguel Calmon, no Comércio, ou nos pontos do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) em Ilha de Maré, Ceasa, Itapuã, São Cristóvão, Lagoa da Paixão e Cajazeiras. 

O serviço também é realizado nas unidades das Prefeitura-Bairro Centro/Brotas, Barra/Pituba, Subúrbio/Ilhas, Itapuã/Ipitanga, Valéria, Pau da Lima, Cabula/Tancredo Neves, Cidade Baixa, Cajazeiras e Liberdade/São Caetano. Neste caso, é necessário fazer agendamento prévio pelo site.

O atendimento é realizado das 8h às 17h.

Tags

Notícias Relacionadas