NotíciasCidadeAtendimento no CadÚnico será exclusivo por agendamento a partir de terça (16)

Atendimento no CadÚnico será exclusivo por agendamento a partir de terça (16)

Quem está recebendo o Bolsa Família não precisa se recadastrar para receber o Auxílio Brasil

| Autor: Redação

Foto: Valter Pontes/Secom

A partir da próxima terça-feira (16), o atendimento para os serviços do Cadastro Único (CadÚnico), realizados pela Prefeitura por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), passarão a ser realizados exclusivamente através de agendamento. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis nesta sexta-feira (12), durante inauguração do Escritório de Governança Social Santa Dulce dos Pobres, na Rua Chile.

A intenção é evitar as grandes filas que têm se formado nos postos da Prefeitura, após anúncio da mudança do programa Bolsa Família para Auxílio Brasil. A expectativa é de que 3 mil pessoas sejam atendidas por dia, mediante agendamento através do site horamarcada.salvador.ba.gov.br, aplicativo Fala Cidadão ou pelo Assistente Virtual Jana, no WhatsApp (71) 98392-3927.

O prefeito ressaltou que a administração municipal está fazendo um trabalho de mobilização para incluir no Cadastro Único famílias que estão sem situação de pobreza e extrema pobreza que não estão recebendo o Bolsa Família, e isso tem resultado em filas intensas nas unidades.

Ele aproveitou para dizer que quem está recebendo o Bolsa Família não precisa se recadastrar para receber o Auxílio Brasil. As situações em que o cidadão deve ir à sede da Sempre foi esclarecida pelo Varela Net.

“Para a realização desses novos cadastros, serão abertos mais dois novos pontos de atendimento, no Subúrbio 360, em Coutos, e na Casa do Trabalhador, em Cajazeiras. Além disso, as Prefeituras-Bairro e os Cras (Centros de Referência e Assistência Social) também farão serviços de cadastro e desbloqueio. Sendo assim, não precisa que a população venha apenas à sede do CadÚnico, pois os atendimentos acontecerão em diversos pontos da cidade”, alertou Bruno Reis.

Funcionamento – O titular da Sempre, Kiki Bispo, reforça que o atendimento mediante agendamento prévio acontecerá de segunda a sexta-feira e permitirá que a unidade sede do CadÚnico (Comércio) receba 450 pessoas por dia; o Nuar (Comércio) realizará 160 atendimentos diários; o Subúrbio 360 (Coutos) atenderá 200 pessoas por dia e a Casa do Trabalhador Cajazeiras realizará mais 200 atendimentos diários.

Já os serviços prestados nas dez Prefeituras-Bairro terão o atendimento triplicado de 550 para 1,5 mil por dia, no total. Já as práticas de cadastramento, recadastramento e inclusão nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) terão a quantidade duplicada. 

“Hoje, o atendimento é realizado em Ilha de Maré, Ceasa, Itapuã, São Cristóvão, Lagoa da Paixão e Cajazeiras. A partir da próxima semana, também entram os Cras Brotas, Calabetão, Fazenda Grande do Retiro, Federação, Ilha de Bom Jesus e Itapagipe, além de um ponto de apoio na Codesal. Tudo em prol de fazer com que as pessoas que utilizam os benefícios possam ter seus direitos mantidos”, declarou Bispo. O CadÚnico Itinerante também prosseguirá com funcionamento diário, percorrendo os bairros periféricos de Salvador.

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