NotíciasCidadeArarinhas-azuis nascidas em viveiros são soltas no norte baiano

Ararinhas-azuis nascidas em viveiros são soltas no norte baiano

Espécie foi considera extinta da natureza há 22 anos

| Autor: Redação

Foto: Divulgação / ACTP

Oito ararinhas-azui (Cyanopsitta spixii) foram soltas em Curaçá, sertão baiano, no último sábado (11). A espécie, considerada extinta da natureza há 22 anos, tem a região norte do estado como habitat natural. 

As aves estavam em viveiros, e o processo de soltura faz parte do Plano de ação Ararinha-Azul, liderado pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a ONG ACTP. Participaram do momento os pesquisadores do projeto e os representantes do Ministério do Meio Ambiente, do ICMBio e da Prefeitura de Curaçá. Foram soltos cinco fêmeas e três machos, nascidos e criados no viveiro da ONG alemã Conservation of Threatend Parrots (ACTP).

Também foram soltas oito araras maracanã, reponsáveis pela missão de 'treinar' as ararinhas dentro do viveiro. As aves serão monitoradas pelos pesquisadores através de um rádio colar instalado em cada uma delas. Outras 12 ararinhas-azuis, que vivem na Unidade de Conservação em Curaçá, serão soltas em dezembro deste ano, dando continuidade ao projeto, que ainda prevê mais solturas da espécie pelos próximos 20 anos. 

Tags

Notícias Relacionadas