NotíciasCidadeAnimais mutantes nascem na Bahia e assustam donos; saiba o que causa mutações

Animais mutantes nascem na Bahia e assustam donos; saiba o que causa mutações

Ao Varela Net, a bióloga e pesquisadora Ana Paula Guimarães explicou que os casos ocorreram por conta dos erros na migração de células em mitose, no desenvolvimento embrionário deste animais

| Autor: Millena Marques*

Foto: Reprodução

Dois casos de malformação de animais ou mutações foram registrados na Bahia, no mês de julho, e viralizaram na internet. Em Macaúbas, no sudoeste baiano, uma bezerra nasceu com duas cabeças no último dia 18, mas acabou morrendo dois dias depois. Já na cidade de Irará, a cerca de 106 quilômetros de Salvador, o nascimento de uma ovelha com dois corpos e oito patas foi o assunto mais comentado entre os quase 30 mil habitantes do município. 

De acordo com a bióloga e pesquisadora Ana Paula Guimarães, estes episódios aconteceram por conta de erros na migração de células em mitose, no desenvolvimento embrionário deste animais na barriga da mãe. 

"Quando estes animais estão se formando, ainda bem no início desta formação, no seu desenvolvimento inicial, quando as células começam a se dividir muito para formar muitas outras células e começar o corpo do indivíduo, ocorrem erros, podendo ser causados por algum fator externo ou aleatório mesmo", explicou a profissional. 

O que ocorreu com os animais pode ser comparado com os casos dos gêmeos siameses em humanos. "Parece muito com os gêmeos siameses em humanos, que é quando dois embriões, em formação, estão grudados, devido aos erros na mitose das células iniciais. A forma ou órgãos grudados dependerão muito do tempo de separação dos embriões, ou seja, quando ocorreu a separação destes gêmeos", continuou.

Os casos de anomalias congênitas em animais são muito raros, assim como a sobrevivência deles. "O que acontece é que pode até ocorrer com certa frequência, contudo, na maioria das vezes, estes animais acabam sendo abortados naturalmente", finalizou Ana Paula.

O dono do bezerro, o vigilante Elidan Oliveira Sousa, de 36 anos, contou que, inicialmente, ficou assustado com a cena. “É uma coisa rara de acontecer, um caso inusitado. Minha filha ficou impressionada, porque nunca tinha visto essa situação inusitada”, disse o vigilante ao G1 Bahia na época.

O mesmo sentimento tomou conta de Rosenilton Moreira Muniz, mais conhecido como 'Pequeno', tutor da ovelha. “Foi uma cabeça só para dois corpos. A cabeça era perfeita, não tinha deformação, havia as patas, o rabo, cada um separado, quatro de patas de um e de outro”, declarou em entrevista ao Acorda Cidade. 

*Sob supervisão do editor Rafael Tiago Nunes

Tags

Notícias Relacionadas