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Anatel quer que chamadas de call center sejam identificadas

Medida começará a ser implementada neste ano e ganhará força em 2024

| Autor: Redação

Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (27) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que vai começar a implementar, em conjunto com as operadoras de telefonia, protocolos para que chamadas de empresas de call center sejam identificadas e autenticadas com o nome da empresa e o assunto.

Gustavo Santana Borges, superintendente de Controle de Obrigações, diz que a expectativa é que a medida comece a ser implementada neste ano, mas ganhe mais adesão em 2024. A adesão será opcional.
Funcionará assim: a Anatel, em parceria com as operadoras, estabelecerá os protocolos e requisitos para identificação e autenticação das chamadas.

Depois, as operadoras contratarão os sistemas para viabilizar a medida. Uma vez que os sistemas estejam implementados, as operadoras poderão oferecer aos seus clientes. O foco são as grandes empresas de call center.
Caso a empresa de call center venha a aderir à medida, as ligações de seus clientes passarão a ser identificadas no visor do celular com informações como:

•    Nome da empresa
•    Número
•    Logomarca da empresa
•    Assunto da chamada

Também haverá um selo identificando que é um número autenticado, ou seja, validado, não se tratando de uma ligação fraudulenta, por exemplo.

Gustavo Santana Borges, superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, disse que o objetivo da medida é combater ligações fraudulentas de telemarketing. A ação faz parte de medidas da Anatel para combater o chamado telemarketing abusivo.
Ele reforçou que a medida começará a ser implementada ao longo deste ano, mas que o grande volume de adesões deve se dar em 2024.
 

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