NotíciasCidadeAgentes de Saúde de Salvador 'tomam' o Centro e pressionam prefeito Bruno Reis

Agentes de Saúde de Salvador 'tomam' o Centro e pressionam prefeito Bruno Reis

Categoria quer derrubar decisão do gestor municipal que vetou a Emenda Constitucional (PEC) 120, que estabelece que o piso do salário-base dos agentes é de dois salários-mínimos para todo o país

| Autor: Jefferson Domingos

Foto: Divulgação

Os agentes municipais de saúde de Salvador realizam mais uma manifestação pelas ruas do Centro da capital, dando sequência a série de mobilizações por reajuste salarial. Por volta das 11h30 desta quart-feira, eles partiram do Campo Grande e caminhavam pela ruas da Avenida Sete de Setembro A categoria espera, ainda nesta quarta, ser atendida pelo Prefeito Bruno Reis (UB)  no Palácio Tomé de Sousa. O ato deixa o trânsito lento nas imediações do Forte de São Pedro, no sentido Piedade.

A ideia dos trabalghadores é tentar reverter a decisão do gestour municipal vetar o artigo 3º da Emenda Constitucional (PEC) 120, que estabelece que o piso do salário-base dos agentes é de dois salários-mínimos para todo o país. 

"ACM Neto passou na gestão por oito anos e nunca sentou com a nossa categoria. Bruno Reis tem feito o mesmo. Fizemos nossa grande assembleia no Campo Grande, e agora vamo até à prefeitura para ver se o prefeito Bruno Reis senta com a nossa categoria”, explicou Enádio Pinto, representante dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate as Endemias (ACE).

Nota oficial da Preteitura de Salvador

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), apresentou no início deste mês a proposta de aumento salarial para a categoria dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do Município. 

Em cumprimento à Emenda Constitucional 120/2022 e necessidade de assegurar os princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal, a remuneração total proposta é de R$ 3.358,60, mais auxílio alimentação e auxílio transporte. O aumento é de aproximadamente 72%, em comparação com os valores atuais.

Leia mais:

Em luta por reajuste há 7 anos, agentes de saúde fazem novo protesto em Salvador

Agentes de saúde pedem que vereadores derrubem veto de Reis a reajuste salarial

Agentes municipais de saúde protestam no Centro de Salvador

Confira ação do grupo no Centro da cidade:

 

Tags

Notícias Relacionadas