Varela Net

Varela Net

Cidade

Agentes de saúde de Salvador podem ir à Justiça por gratificações de 2020

Profissionais tiveram reunião com o MP-BA e aguardam prazo de 30 dias para a prefeitura apresentar proposta para 2022

Agentes de saúde de Salvador podem ir à Justiça por gratificações de 2020

Foto: Divulgação | Por Marcos Valença no dia 11 de janeiro de 2022 às 10:29

Uma reunião envolvendo representantes da Prefeitura de Salvador, Agentes de Combate às Endemias (dengue, raiva e Leptospirose), Agentes Comunitários, representantes da Unicidade e o Ministério Público da Bahia (MP-BA), intermiada pela promotora dra. Rita Tourinho, sobre o aumento salarial e o pagamento de gratificação da classe prevista por lei, terminou com o comprometimento do município em apresentar um formato de avaliação de pagamento para o ano de 2022.

“Houve um avanço. Ficou acordado que a prefeitura apresentasse uma proposta até 30 dias um formato de avaliação para realizar o pagamento dos 5,5%, só que eles querem pagar os 5,5% de 2022”, explicou Enadio Pinto, presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde do Município, ao site Varela Net.

Porém, Enadio explica que o ano de 2020 não foi contemplado neste acordo e que esse período será judicializado para que os agentes tenham direito também aos 5,5% correspondente a esse período. "Os 5,5% de 2020 eles não quiseram negociar. E aí a gente vai ter que judicializar", afirmou.

Durante o processo de negociação, o prefeito Bruno Reis (DEM) explicou o motivo de não ter realizado o aumento. “Esse vai ser um grande problema para o ano que vem. Hoje há uma lei complementar 173 que proíbe qualquer aumento salarial. Você não pode aumentar no seu orçamento 1 real em despesa com servidor. Essa lei vence agora no dia 31 de dezembro”, disse Reis em entrevista à Rádio Sociedade. 

Durante o processo de manifestação, os agentes de endemia, em novembro, já fizeram uma paralisação entre os dias 23 e 25 para pressionar a gestão municipal, e realizaram ainda uma ação no Hemoba. 

Agora os Agentes de Endemia vão aguardar a proposta vinda da prefeitura, que tem um período de 30 dias para apresentar uma proposta.
 

Leia mais sobre


Agentes de SaúdePrefeitura de SalvadorEnadioVarelaNet

Outras

Mais Lidas

Ver Mais
Agentes de saúde de Salvador podem ir à Justiça por gratificações de 2020 - Varela Net